"Seminário Neurociências e Fé Cristã"

Evoluções cientificas e pensamento contemporâneo marcaram evento

25.11.201308h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

"Seminário Neurociências e Fé Cristã"

No dia 23 de novembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. sediou o "Seminário Neurociências e Fé Cristã”, organizado pelo CPPC Nacional (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos),  com o objetivo de discutir a relação entre a Ciência e a Fé.

 

Com uma linha de raciocínio profunda o evento enfocou pontos nevrálgicos do pensamento humano como os estímulos impostos por radicais que tendem a acreditar apenas no materialismo. Nesta concepção reducionista a razão seria o cerne de todas as coisas. Outro questionamento abordado foi o dualismo entre matéria e espírito, corpo e alma, mente e cérebro, proposto por Descartes. Também foram apresentadas alternativas clínicas e assistenciais que contemplem a complexidade e riqueza da Fé frente ao pensamento científico.

 

Um dos pontos altos do evento foi a palestra: "Religião a partir do ponto de vista da evolução do cérebro e da mente: elementos de uma ciência cognitiva da religião", ministrada pelo doutor Ricardo Gouvêa Quadros, professor de filosofia da UPM. O evento ainda contou com a presença do presidente da CPPC Nacional, Guilherme Falcão, além de professores da Universidade de São Paulo - USP e da Faculdade Teológica Batista do Paraná.

 

Segundo Quadros, o evento é de suma importância para as Ciências da Religião, pois embora seja desconhecida por muitos a temática é atual. “O diálogo com as chamadas ciências duras, física, química, biologia e outras é uma das facetas mais ricas e importantes das Ciências da Religião, talvez seja aquela que atrai mais a atenção dos estudiosos e da mídia, e possivelmente a mais relevante”, salienta o especialista.