Semana acadêmica de gastronomia traz inédito concurso culinário internacional

01.11.201619h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Semana acadêmica de gastronomia traz inédito concurso culinário internacional

Com o tema “Tradição, Inovação e pesquisa em Gastronomia”, entre os dias 24 e 28 de outubro, aconteceu a IV Semana Acadêmica de Gastronomia Mackenzie. O evento contou com oficinas, aulas demonstrativas, debates, palestras e o 1º Concurso Internacional de Gastronomia do Mackenzie, o “Chef Mackenzie 2016”.

Para a abertura, os alunos do quarto semestre produziram um coquetel oferecido aos palestrantes convidados da semana, ao corpo docente e autoridades da Universidade. O desafio foi de produzir duplas de canapés que se harmonizassem a partir de uma lista de ingredientes pré-determinados. Os formandos se saíram bem e agradaram o público com quitutes com influências nacionais, internacionais e combinações inusitadas.

Em parceria com a empresa BRF Sadia foram realizadas algumas oficinas, como a que trouxe a chef Paula Meloni para falar sobre a carne suína em preparações gastronômicas. Já uma parceria com a JBS trouxe o chefe Guga Rocha para falar sobre a empresa JBS: “do moquém ao termocirculador”. O assunto “pesquisa científica em gastronomia” reuniu uma mesa com pesquisadores de peso na área, com três teóricos: o sociólogo e pesquisador Carlos Alberto Dória, o historiador Ricardo Maranhão, a pesquisadora Isabella Callia; além do cozinheiro e pesquisador Ivan Achcar. O tema inovação foi demonstrado pela empresa Robot Coupe, com Leonardo Costa, entre outras palestras. E a tradição foi marcada em palestras como a do chef Sic David Gabrielovich Marzan, que falou sobre a comida Kosher e Halal.

No dia 26, aconteceu a final do concurso “Chef Mackenzie 2016”, realizado em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda – IPG, de Portugal e com apoio da BRF Sadia. Foram selecionadas quatro duplas finalistas entre alunos de ambas as Instituições, que se inscreveram enviando receitas com cortes de lombo suíno e/ou coxa e sobrecoxa de frango. Durante a final eles cozinharam para um grupo de jurados formado por dois integrantes da BRF Sadia, o chef Alex Mei e a chefe Marcela Garcia; o diretor do IPG, Adriano Costa; o professor do Mackenzie, chef Maurício Marques; e o empresário diretor do Buffet Arroz de Festa, Alexandre Cymes. Era preciso produzir o prato em 40 minutos e apresenta-lo, levando-se em consideração técnica, aparência, sabor e conceito.

Com conceito inspirado na história da relação entre Brasil e Portugal a única dupla representante do IPG, Marco Antonio Monteiro Marques e Liliana Filipa dos Santos Pereira, apresentou o prato Viagem de Sabores, pontuando as cores da bandeira brasileira e relembrando a independência do país. A dupla vencedora, com os alunos Luis Fernando Ferrara Favaro e Maria Gabriela Bailoni da Silva, apresentou uma releitura do tradicional prato mineiro frango com quiabo, oferecendo crocantes “torresmos” de pele de frango, finas fatias de quiabo grelhadas, servidas sobre angu de arroz cateto, acompanhados de uma espuma de coentro que fez sucesso entre os jurados.

O resultado final do concurso foi transmitido ao vivo para Portugal.