Reitoria

Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie visita Câmara de Educação Superior

Benedito Guimarães Aguiar Neto entrega propostas de melhoria ao Conselho Nacional de Educação, em Brasília

08.04.201918h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie visita Câmara de Educação Superior

No dia 03 de abril, Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou de reunião junto aos conselheiros da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF), a convite do presidente da Câmara, Antônio de Araújo Freitas Júnior, para conversas sobre o futuro e desafios da universidade brasileira.

O reitor apresentou uma visão panorâmica da preocupante situação da educação básica e superior no país e entregou proposta para melhoria da educação brasileira, baseada em documento já entregue ao Ministério da Educação (MEC) pelo CRUB. “O Brasil precisa fortalecer cada vez mais a educação de qualidade, a pesquisa e a inovação, essenciais para o desenvolvimento”, afirma Aguiar Neto.

O documento engloba a revisão dos propósitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), corrigindo o protagonismo adquirido na avaliação do Instituto de Ensino Superior (IES); resgate da autonomia diante dos Conselhos de Classe na regulação do ensino superior; revisão da resolução CNE 01/2018 que permite a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu por instituições que não sejam de Ensino Superior; e defesa da criação de programa de valorização dos cursos de licenciatura.

Durante o encontro, foi também reforçada a importância de construção de um modelo semelhante ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para as licenciaturas no setor privado.