Atualidades

Reforma Protestante, Liberdade e Direitos Humanos

Evento no Mackenzie discute importância de movimento histórico e religioso em garantias humanas

22.10.201919h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reforma Protestante, Liberdade e Direitos Humanos

Em 1517, um monge alemão indignado com a exploração financeira da fé, afixou as 95 teses na porta da Igreja de Wittemberg, Alemanha, e deu início a um processo que apresenta influência até os dias de hoje. 502 anos depois, os ecos de Martinho Lutero, um dos principais nomes da Reforma Protestante, ainda se fazem sentir nas mais diversas esferas da vida humana.

Para discutir e analisar os efeitos da Reforma Protestante na sociedade moderna, principalmente na área jurídica, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, realiza, nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 19h, o evento As Contribuições da Reforma Protestante para o Direito na garantia da Liberdade e dos Direitos Humanos.

Na ocasião, os palestrantes serão o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e professor da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, José do Carmo da Veiga, e o assessor da Chancelaria do Mackenzie e capelão universitário, José Carlos Piacente Jr.

O evento acontece uma semana antes da data que celebra o começo da Reforma Protestante, 31 de outubro. Este acontecimento histórico vai muito além de um evento religioso, marcando profundamente a sociedade desde então. Um dos exemplos, é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi redigida sob influência das ideias dos reformadores.

Além disso, quando a Reforma aconteceu, a ideia de liberdade foi estendida e ampliada, já que os realizadores passaram a lutar pelo ensino laico, a modificar o conceito de vocação profissional e a lutar pela abertura de universidades.

Direitos Humanos e Liberdade, portanto, possuem uma relação muito forte com a Reforma, e o assunto será aprofundado no evento, que será gratuito e aberto para toda a comunidade.

Serviço
As Contribuições da Reforma Protestante para o Direito na garantia da Liberdade e dos Direitos Humanos
Local:
auditório Mari Ann Chamberlain – prédio 03 – campus Alphaville
Data: 24 de outubro
Horário: 19h