A foto mostra o braço e a mão de um homem usando um relógio segura um celular que aparece a página do aplicativo do TIA. Na mesa na qual ele está se apoiando tem um xícara de café
Universidade

O que é o TIA?

Conheça a plataforma digital que auxilia os mackenzistas durante o curso

21.01.201912h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O que é o TIA?

Se você é calouro, já deve ter escutado algum professor falar que as notas vão estar disponíveis no TIA ou um veterano dizendo que consegue ver as faltas por este sistema. Mas a questão é: o que é o famoso TIA que todos os mackenzistas falam?

Nós separamos cinco curiosidades sobre essa ferramenta digital tão utilizada por todos os mackenzistas. Confira!

1. Disponível no site do Mackenzie e em aplicativo

O Terminal Informativo Acadêmico, mais conhecido como TIA, pode ser acessado através do site oficial do Mackenzie. Localizado na parte  superior do portal, na área de acesso rápido, na aba “Aluno ou Antigo Aluno”, os mackenzistas encontram o Acesso do Aluno (TIA). Além disso, a ferramenta está disponível em formato de aplicativo para aparelhos Android e IOS.

2. Notas, faltas e horários

Na página principal do TIA, você tem livre acesso às notas de provas e trabalhos, à programação de aulas para cada semestre e também ao número de faltas, disponível na aba de “frequência”.

3. Solicitação de documentos

Em muitos momentos durante o curso, você vai precisar de alguns documentos que estão disponíveis na aba “solicitação de documentos” para download, como declaração de matrícula, situação curricular, declaração de horários, histórico escolar parcial ou declaração de bolsista. Caso algum documento não esteja disponível na plataforma, é necessário conferir na Secretaria Geral se há alguma pendência acadêmica ou financeira.

4. Outras informações

A ferramenta também disponibiliza situação financeira, situação de bolsa de estudos, requerimentos, etc. No âmbito da sala de aula, a plataforma permite que os mackenzistas façam upload de horas complementares e tenham acesso direto ao moodle.

5. Mas de onde vem o TIA?

Antigamente, no Mackenzie, para os alunos terem acesso às suas notas, eles precisavam se direcionar até cabines espalhadas pelo campus, que eram parecidas com um caixa eletrônico, nas quais podiam verificar suas informações estudantis com o uso do cartão de identificação. Já pensou ficar em uma fila só para conseguir saber sua nota ou até mesmo conferir o  horário de uma aula? Pois é, muitos mackenzistas passaram por isso e na época era uma forma prática de conferir horários, notas e outras informações.

Essa cabine era conhecida como Terminal Informativo Acadêmico. Foi assim que o TIA entrou para história do Mackenzie e dos mackenzistas, e ainda é utilizado, mas hoje de uma maneira mais moderna, fácil e rápida.