Esporte

Nado Sincronizado do Mackenzie Brasília volta do Pan-Americano com medalha inédita

Equipe conseguiu o 3º lugar em um dos principais torneios da modalidade, na América Latina

04.09.201917h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nado Sincronizado do Mackenzie Brasília volta do Pan-Americano com medalha inédita

Em sua primeira participação no Campeonato Pan-Americano de Natação Artística da União Americana de Natação (UANA), a equipe de nado sincronizado do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) surpreendeu e trouxe para o Brasil uma medalha de bronze, além de resultados que superaram as expectativas.

A mackenzista Vitória Diegues Brasil, de 16 anos, marcou 66,7 pontos e ficou atrás apenas da mexicana Itzamary Gonzalez (74,7 pontos) e da canadense Claudia Janvier (74,8 pontos). 

Em outra categoria, Ana Clara Lobato e Farias Machado, de 13 anos foi às finais e ficou em 8º lugar. Ana se classificou para a última fase, após ter sido a 1ª atleta brasileira em “figura” - sequências ou combinações de posições e movimentos que constituem a principal unidade de avaliação do Nado Sincronizado -, ficando em 20º na disputa com outras 63 atletas, nas preliminares. Claudiane Letícia Alves das Neves, de 16 anos, também finalista, ficou em 5º lugar e Jullya Costa Magalhães, de 18 anos, em 8º lugar. 

“Resultados excelentes para o tamanho da competição e qualidade técnica das atletas que competiram com elas”,  comentou a técnica Simone Formiga, que também é professora de Educação Física do CPMB. “Estou muito orgulhosa da participação das meninas do Mackenzie numa competição dessa magnitude. Representamos o Brasil e o Mackenzie com muito orgulho e de forma consciente. Os resultados nos encheram de entusiasmo e percebemos que estamos no caminho certo”, acrescentou. 

A competição foi realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, em Windsor, no Canadá e reuniu 15 países e quase 200 atletas. O UANA é reconhecido como a principal competição para as categorias Juvenil (13 a 15 anos), Júnior (16 a 18 anos) e Sênior (acima de 18 anos) das américas.

“Foi sensacional a experiência. Nunca tínhamos passado por um campeonato tão forte, tão bem organizado, com a participação de atletas de seleção. Vai mudar bastante coisa ainda, aqui, no Brasil. Nos treinamentos e nas nossas participações em competições”, explicou a medalhista Vitória Diegues Brasil. 

“Fomos com a cabeça no lugar, focamos no objetivo e conseguimos o que queríamos, passar para as finais em todas as categorias em que nadamos”, acrescentou Ana Clara Lobato e Farias Machado.

Preparação

As meninas vem se preparando há meses para a competição. São 14 horas de treinamento por semana. Como parte da estratégia de treinamento, a equipe participou do 4º Open de Nado Artístico, no final de junho, em São Paulo, e ficou em segundo lugar na classificação geral, competindo com times de outros países.

Há poucos dias do início da competição, Jullya e Vitória viajaram para Bracebridge, localizada em Ontario, para participar, entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, da SyncEffect, uma clínica de treinamento de alto rendimento. As atividades foram lideradas e ministradas pela canadense Sheilagh Croxon, treinadora duas vezes medalhista olímpica, pela japonesa Chihiro Ishii, treinadora principal da seleção do Canadá, com 20 anos de experiência à frente de equipes de nado sincronizado, e pela russa Olga Novakshchenova, ex-atleta que participou de três olimpíadas e ganhou duas medalhas de ouro.

“Acrescentaremos muito ao nosso desempenho pelo fato de termos disputado com atletas que estão treinando e participando de campeonatos há mais tempo”, complementou Jullya Costa Magalhães. “É claro que mesmo com muito treino ainda sentimos o impacto do tamanho da competição. Ficamos nervosas, sim. Mas, demos o nosso melhor. E tudo saiu até melhor do que esperávamos”, acrescentou. 

O próximo compromisso do time é no Chile. A XIII Copa España de Nado Artístico acontecerá dos dias 23 a 27 de outubro, em Santiago.