Eventos

Mackenzie realiza XIII Encontro da Educação Básica

Totalmente on-line, evento relaciona a educação com abordagens históricas

09.09.202010h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie realiza XIII Encontro da Educação Básica

Nos dias 12, 19 e 26 de setembro, ocorre o XIII Encontro da Educação Básica dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de São Paulo e Tamboré (SP); Brasília (DF); Palmas (TO); AEJA Mackenzie; ICC (Castro-PR) e EVB (Dourados-MS), destinado a todos os profissionais ligados a Educação Infantil; Ensinos Fundamental I e II; Ensino Médio e Ensino Técnico da comunidade mackenzista e que trará como tema um assunto que se relaciona com os 150 anos da instituição: História e memórias da educação básica Mackenzie: trajetórias em busca da excelência.

Promovido pela Superintendência de Ensino Técnico e Básico e da Diretoria de Educação do Mackenzie, como parte do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, o evento conta com palestras e salas de conversas para uma boa consolidação de ideias e produção reflexiva. A metodologia empregada na elaboração deste espaço formativo tem como um dos referenciais o conceito de aprendizagem experiencial do professor David Kolb, que enfatiza a importância da experiência no processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com a superintendente de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), professora Márcia Braz, a ideia principal é que os participantes estabeleçam “entrelaços” entre passado e presente por meio de indicativos históricos ocorridos nas áreas da alfabetização, matemática, educação internacional, tecnologia educacional, educação física, educação inclusiva e ensino religioso.

Além das palestras temáticas ministradas por professores, escritores e pesquisadores, durante as três manhãs de sábado do mês de setembro, os profissionais que participarem do evento terão acesso, de maneira prática, a novos conceitos e perspectivas que podem ajudá-los, em meio aos desafios presentes, a repensarem suas rotinas pedagógicas de forma reflexiva e inovadora.

“Rodadas sequenciais de atividades possibilitarão ao professor experimentar situações-problemas das quais vivencia em sua prática profissional, de modo a conectá-las com fatos da própria história do Mackenzie, resgatando a memória institucional”, explica a superintendente.

Dessa forma, o encontro proporcionará aos participantes mais um espaço de formação continuada que contribui para o progresso de uma trajetória de educação de qualidade e fortalece a identidade mackenzista do docente, perfil este que, como coloca a professora Márcia, “é curioso, reflexivo e pesquisador sobre seu fazer pedagógico. Entusiasmado com a docência, um docente capaz de trabalhar em grupo, mediando conflitos e facilitando processos do ensinar-aprender-avaliar”.

Serviço
XIII Encontro da Educação Básica
Datas:
12, 19 e 26 de setembro
Horário: 8h às 12h30
Link: transmissão aberta pelo canal da TV Mackenzie no YouTube somente no dia 12 de setembro

"São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anuncia-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar." Salmo 40:5