Atualidades

Mackenzie promove Semana de Acessibilidade

Inclusão de PcD no mercado de trabalho é ponto central do evento

18.09.201915h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie promove Semana de Acessibilidade

O Programa Mackenzie de Inclusão (PMI), lançado em outubro do ano passado, promove, até o dia 20 de setembro, a Semana de Acessibilidade, com o objetivo de desenvolver maior receptividade da Pessoa com Deficiência (PcD) no corpo profissional da Instituição. O evento do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), destrincha o tema da acessibilidade em vários recortes e enquadra tanto deficiências físicas quanto mentais.

A palestra Doenças mentais, esquizofrenia e trabalho, que aconteceu na terça-feira (dia 17), foi comandada pela assistente social especialista na área de saúde mental, Luciene Redondo. “É uma honra poder trazer esse tema que é tão desconhecido por muitos, porque ainda carrega um preconceito e um estigma muito grande. São poucas pessoas que realmente conhecem e, muitas vezes, estão à frente de projetos de inclusão profissional”, afirma ela.

Uma das principais questões abordadas foi a dificuldade da colocação de pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, devido às barreiras funcionais, como limitações cognitivas, e barreiras sociais, como a falta de informação.

A importância deste evento para Cristiane Lico Pieroni, da Coordenação de Gestão por Competências (CGC) do IPM, é propor ações efetivas de acessibilidade e inclusão para os profissionais PcDs. “Uma vez que nós já temos funcionários com deficiência, a ideia de abrir tais cursos para alunos da UPM e todos os colaboradores é justamente para que recebam informação e tenham mais conhecimento, porque aí o preconceito diminui e conseguimos desenvolver competências necessárias”, assinala ela.

Até o final desta semana, a programação segue recheada e os alunos e colaboradores podem acompanhar as palestras, que acontecem no auditório do Edifício João Calvino (prédio 41), no campus Higienópolis. Não é necessário inscrição prévia, basta chegar ao local na hora da palestra selecionada. A cada conversa, um recorte diferente é discutido. Confira abaixo os temas e horários da Semana de Acessibilidade:

 

19/09 – Quinta-Feira

10h30 às 12h30 – Cultura surda e surdos oralizados

13h30 às 15h30 – Adaptação de órteses, próteses e qualidade de vida

15h30 às 17h30 – Barreiras arquitetônicas

20/09 – Sexta-feira

8h30 às 10h30 – Pessoas com deficiência no ensino superior

10h30 às 12h30 – Leis e pessoas com deficiência

13h30 às 15h30 – Criança com deficiência na educação básica e transtornos de aprendizagem

15h30 às 17h30 – Doenças raras e perdas de funcionalidades