Atualidades

Mackenzie Campinas realiza a 2ª Edição do Conhecer para Cuidar

O evento apresentará possíveis soluções imediatas para os principais problemas ambientais e urbanos da Região Metropolitana da cidade

31.10.201915h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Campinas realiza a 2ª Edição do Conhecer para Cuidar

De olho na sustentabilidade regional, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, promove a 2ª Edição do Conhecer para Cuidar, nos dias 7 e 8 de novembro. Depois de apresentarem e debaterem os principais problemas urbanos e de sustentabilidade de Campinas e região na primeira edição do evento, agora os alunos apresentarão possíveis soluções para as situações levantadas.

Sob a coordenação de dez professores de quatro cursos (Administração, Direito, Engenharia Civil e de Produção), os 44 alunos apresentarão os painéis de diagnóstico e sugestões de soluções. Esses painéis ficarão expostos para visitação do público interno e externo de 7 a 14 de novembro no hall da UPM.

No entanto, além da exposição, o evento contará na noite do dia 7 e manhã do dia 8, com palestras de renomados especialistas que abordarão áreas importantes em prol do meio ambiente, tais como: Sustentabilidade da Diversidade Biológica Marinha; Mudanças Climáticas; Energias Renováveis; Reserva Particular do Patrimônio Natural e Sustentabilidade nos Projetos Tecnológicos e de Inovação. As palestras serão abertas a todos interessados e, no final do último dia (8), serão distribuídas mudas de Ipê.

Painéis de Diagnóstico

A escolha dos diagnósticos e problemas está de acordo com o grande debate mundial acerca do crescimento sustentável e equilibrado por meio dos ODS-2030 (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, compostas por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Os ODS-2030 abrangem questões de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Mas, no Conhecer para Cuidar serão trabalhados as 12 ODSs mais direcionados ao Brasil e, sobretudo, aqueles focados na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que possui aproximadamente 20 municípios.

“Os ODS-2030 são trabalhados na direção dos cidadãos, do bem-estar, da sociedade e também do ganho da economia, mas com sustentabilidade e equilíbrio. Vale lembrar que o Desenvolvimento Sustentável, que teve seus primórdios na década de 60, foi de fato implementado após a Rio 92. A partir dessa reunião mundial, Órgãos Públicos, ONGs, Institutos, Universidades, Indústrias têm buscado juntos uma melhoria da qualidade de vida ambiental, social e econômica”, reforça a professora e uma das coordenadoras do evento, Rosani Novaes.

ODS-2030 que serão abordas:

Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Água limpa e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho de decente e crescimento econômico; Inovação infraestrutura; Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes 

Programação

07 de novembro - Quinta-feira

16h: Abertura Oficial da Exposição – ODS 2030
19h: Abertura Oficial do Evento
19h30: Palestra: Sustentabilidade da Diversidade Biológica Marinha
21h15: Palestra – Mudanças Climáticas

08 de novembro - Sexta-feira 

07h45: Palestra: Energias Renováveis
9h: Intervalo Musical
09h30: Palestra: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
09h30: Palestra: Sustentabilidade nos Projetos Tecnológicos e de Inovação
11h00: Palestra:  O Olhar da Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre as ODSs
11h30: Encerramento com entrega de mudas de espécies arbóreas

Serviço
Palestra: Projeto Integrador: "Sustentabilidade Regional Conhecer para Cuidar -  2ª Edição”
Data: 07 e 08/11
Apresentação dos painéis e a realização de palestras
Exposição aberta ao público: de 07 a 14 de novembro
Hora: A partir das 9h30
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas - auditório Edward Lane 
Av. Brasil, 1220, Jardim Guanabara, Campinas
Entrada gratuita