Atualidades

Livro discute corrupção e apropriação dos recursos públicos

Evento de lançamento acontece no Centro Histórico e Cultural do Mackenzie

08.11.201917h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Livro discute corrupção e apropriação dos recursos públicos

No dia 25 de novembro, às 18h, acontece o lançamento do livro “A corrupção na história do Brasil”, dos organizadores Rita Biason, diretora do Instituto Não Aceito Corrupção, e Roberto Livianu, promotor de Justiça do estado de São Paulo, idealizador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. O evento acontece às 18 horas, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie, no campus Higienópolis.

O lançamento ocorre como encerramento do evento IV Seminário Caminhos contra a Corrupção, organizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em parceria com o Instituto Não Aceito Corrupção, cujos diretores são os organizadores da referida obra. O lançamento é aberto ao público e os organizadores do evento estarão presentes para uma sessão de autógrafos.

Confira a sinopse do livro:

Os primeiros registros de práticas de ilegalidade no Brasil, dos quais temos ciência, datam do século XVI, no período da colonização portuguesa. Os casos mais frequentes eram de funcionários públicos, encarregados de fiscalizar o contrabando e outras transgressões contra a coroa portuguesa, que, em vez de cumprirem suas funções, acabavam praticando o comércio ilegal de produtos brasileiros como pau-brasil, especiarias, tabaco, ouro e diamante. Ao longo do século XX, diversos outros casos de corrupção tornaram-se famosos e até hoje fazem parte do anedotário da política nacional; eles são descritos nesta coletânea em ordem cronológica.

Os escândalos retratados aqui e tantos outros podem induzir à compreensão de que a corrupção no Brasil é um ciclo vicioso e que somos adeptos de uma cultura da transgressão, quando, na verdade, o problema reside na falta de controle, na ausência de prestação de contas, na dificuldade de punição e no descumprimento das leis. O objetivo desta coletânea é narrar as diversas práticas de corrupção na história do Brasil e como superamos, ou não, a apropriação dos recursos públicos por diversos representantes das esferas pública e privada.

Autores com capítulo na obra:
Affonso Ghizzo Neto
André Guilherme del Gado Vieira
Clayton Cardoso Romano
Denise A. S. de Moura
Elton Duarte Batalha
Fernando Luís Schüler
Francisco Fonseca
Guilherme Casarões
Guilherme Cunha Werner
Heródoto Barbeiro
José Álvaro Moisés
Júlio Marcelo de Oliveira
Márcia Pereira da Silva
Modesto Carvalhosa
Rodrigo Augusto Prando
Rodrigo de Pinho Bertoccelli
Ronaldo Costa Couto
Vinícius Bragança Muller
Walfrido Jorge Warde Júnior

Serviço
Lançamento livro “Corrupção na história do Brasil”

Data: 25 de novembro
Horário: às 18h
Local: Rua da Consolação, 930, Prédio 1 – Centro Histórico e Cultural Mackenzie