Atualidades

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie inaugura novo pronto-socorro em Curitiba

Nova área poderá expandir capacidade de atendimentos em até 20%

04.09.201919h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie inaugura novo pronto-socorro em Curitiba

No dia 05 de setembro, a partir das 8h, acontecem as comemorações aos 60 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Um dos mais antigos de Curitiba, o Evangélico Mackenzie é um hospital privado, filantrópico, que presta mais de 90% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar). Para marcar a data, um novo pronto-socorro com 1.200 m2 de área será inaugurado, com capacidade para atender 20% a mais de pacientes em relação à capacidade atual.

O novo pronto-socorro será integrado ao Projeto Lean do Ministério da Saúde (MS), que tem o objetivo de reduzir em até 45% o tempo do paciente em unidades de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. O método visa melhorar a eficácia relacionada a recursos e ocupação de leitos nos prontos-socorros. O projeto será implantado no Evangélico Mackenzie com consultoria do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

“Chegar à Curitiba com a missão de reestruturar e fortalecer o HUEM envolveu o investimento de um grande volume de recursos, fato que demonstra à sociedade curitibana, paranaense e brasileira a importância que atribuímos ao Hospital e ao conjunto de responsabilidades associadas à prestação de serviços de saúde”, conta Luiz Roberto M. Rocha, diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).

Programação

A programação comemorativa tem início às 8h, com a abertura do I Congresso de Perinatologia e Medicina Fetal e, em seguida, às 10h30, acontece o Culto de Ação de Graças na Capela do Hospital (4º andar), com a palavra do Rev. Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

“Estamos alegres e prontos para tantos outros anos futuros que Deus nos concederá à frente do HUEM com a responsabilidade e o propósito claros de cuidar e amar ao nosso próximo”, afirma José Inácio Ramos, presidente do IPM.

Para Rogério Donato Kampa, diretor Geral do HUEM, apesar de haver muito trabalho pela frente e muito a ser aperfeiçoado, o Hospital segue como referência nacional em diversas especialidades e deve ampliar cada vez mais sua atuação, “pois que é, hoje, parte integrante do Instituto Presbiteriano Mackenzie, instituição com 149 anos de história de prestação de serviços ao povo brasileiro que é comprometida com a responsabilidade socioambiental e pela busca contínua da excelência acadêmica e de gestão”, completa ele. 

Números expressivos

Ao completar 60 anos de relevantes serviços prestados à comunidade paranaense, o Evangélico Mackenzie tornou-se o maior complexo hospitalar privado do Paraná. Com capacidade para atender aproximadamente 7 mil pacientes por mês, que necessitam de atendimentos de urgência e emergência, o hospital recebe, além da demanda espontânea e referenciada do município de Curitiba, cerca de 50% das urgências e emergências da região metropolitana expandida.

São mais de 1,1 milhão de atendimentos por ano, sendo 90% do SUS, distribuídas em urgências e emergências, internações, cirurgias gerais, partos e cesáreas, consultas ambulatoriais, e exames laboratoriais. Possui 475 leitos, sendo 416 dedicados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 450 médicos credenciados e mais 160 residentes, em 30 diferentes especialidades médicas, além de 1.800 profissionais que movem a instituição. 

O HUEM é referência em atendimento a vítimas de queimadura, trauma (urgência e emergência), gestação de alto risco, neurocirurgia, transplante renal e no atendimento a vítimas de violência sexual. Vale ressaltar que o Evangélico Mackenzie é o 1º em Banco de Pele Humana do Paraná e o 4º Banco de Pele do Brasil, sendo este o 2º lugar no país no ranking de captação de pele.

Possui os selos e certificação pelo Ministério da Educação (MEC) e MS como Hospital de Ensino, certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como Hospital Sentinela, e um dos mais importantes para uma instituição de saúde como Hospital Amigo da Criança certificado pela UNICEF. Desenvolve ainda um trabalho social e de saúde, oferecendo o benefício de ter um Banco de Leite Humano, que conta com uma média de 2.800 doadoras ao ano, que geram cerca de 1.000 litros de leite pasteurizados, com estoque de mais de 1.700 litros, distribuídos a cerca de 970 bebês da UTI Neonatal.

 

*Dados de 2018.