Mundo

Hackathon continental inédito chega ao Brasil em novembro

Quatro países latino-americanos já participaram da maratona de empreendedorismo

14.11.201812h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hackathon continental inédito chega ao Brasil em novembro

As inscrições para o 1º Y4PT Continental Transport Hackathon Américas 2018 (HACKAMERICAS 2018), principal evento nacional e internacional de inovação e empreendedorismo sobre transportes sustentáveis das Américas, estão abertas até o dia 25 de novembro neste link. A maratona acontece, de forma ininterrupta, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O evento de inovação começou em setembro e já percorreu quatro países da América Latina: Uruguai, Chile, República Dominicana e Colômbia. Agora é a vez da maratona passar pelo Brasil, mais especificamente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), do campus Higienópolis.

A maratona

O Hackamericas é uma competição de empreendedorismo em tempo real. Equipes multidisciplinares, formadas de três a cinco participantes, disputarão entre si para criar as melhores soluções inovadoras para os desafios de mobilidade atuais e futuros da Região Metropolitana de São Paulo.

O evento é uma iniciativa do Youth For Public Transport Foundation (Y4PT), instituição vinculada à União Internacional de Transporte Público (UITP), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A realização é da EMTU/SP, por meio de seu laboratório de inovação, o ELAB-Experimentos em Transportes; Universidade Presbiteriana Mackenzie; e a Scipopulis, com patrocínio do Metrô de São Paulo; apoio técnico do Núcleo de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo; e apoio institucional da CPTM e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

As equipes selecionadas ficarão instaladas na FAU da UPM, no prédio 09 do campus Higienópolis, contando com apoio de equipes de pesquisadores multidisciplinares - considerados mentores dos projetos que atuam nos cursos de FAU - além da parceria de pesquisadores do Centro de Comunicação e Letras (CCL), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Escola de Engenharia (EE) e da Faculdade de Computação e Informática (FCI) do Mackenzie.

Durante a maratona, as equipes terão à disposição: acesso à internet e aos dados abertos das empresas parceiras, bem como a infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos projetos e estada no local.

Desafios da competição

Entre os desafios que serão analisados durante o período de 35 horas ininterruptas do torneio estão: expansão urbana; congestionamentos; poluição ambiental; intermodalidade, sistemas de pagamento e taxas de transporte; acessibilidade universal; entre outros desafios fundamentais à melhoria da mobilidade urbana.

Vencedores

Os grupos vencedores de cada país, incluindo o brasileiro, receberão 10 mil dólares para a incubação das soluções concebidas. Em seguida, o corpo de jurados formado por representantes da UITP e do BID escolherá três dos cinco grupos como vencedores continentais. Um integrante de cada um dos três times viajará para a Suécia para participar da 3ª Hackathon Global de Transporte - Y4PT Estocolmo 2019.

Serviço
1º Y4PT Continental Transport Hackathon Américas 2018
Data: de 30 de novembro até 01 de dezembro
Horário: das 8h de sexta às 18h de sábado
Local: prédio da FAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Endereço: R. Itambé, 143,  campus Higienópolis, São Paulo,  Prédio 9.
Inscrições: Os interessados em participar dessa disputa devem se inscrever por meio deste link. O cadastro pode ser feito individualmente ou em equipe.