Cultura

#FavoriteiMackenzie: Livros que todo comunicador deveria ler

Professor de publicidade revela sua lista de indicações

24.06.201916h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

#FavoriteiMackenzie: Livros que todo comunicador deveria ler

Você pensou que o #FavoriteiMackenzie não ia indicar nada esse mês? Achou errado, aluno! Dessa vez, o professor José Maurício Conrado Moreira da Silva, (apelidado carinhosamente de Zé Maurício!) do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), indicou cinco livros imperdíveis para você adicionar à sua lista de favoritos. Se você curte saber mais sobre humanidade, relações sociais, política, retrotopia e assuntos curiosos do tipo, confira as sugestões do professor a seguir:  

Sapiens - Yuval Harari

“O historiador israelense Yuval Harari apresenta um livro para se entender a natureza da espécie humana: seu aspecto colaborativo e imaginativo. Importante para todos”.

O enredo do livro do historiador trata da humanidade, partindo do surgimento do Homo Sapiens como espécie e seguindo para o seu estabelecimento no planeta como a única espécie de Hominídeo a ocupá-lo. O livro é dividido em três partes pelo autor: Revolução Cognitiva, Revolução Agrícola e Revolução Científica.

Retrotopia - Zygmunt Bauman

“Conceito que, segundo o fabuloso sociólogo, falecido em 2017, nos coloca em questionamento sobre o fato de estarmos tão nostálgicos nos dias atuais. Ajuda a entender alguns rumos da política e da cultura e o sucesso de séries como Stranger Things, mesmo que Bauman não fale diretamente disto”.

Retrotopia é o último livro do filósofo Zigmunt Bauman, pensador da modernidade líquida. A obra é uma utopia do passado, no qual se vive uma perda de esperança em alcançar a felicidade em algum lugar no futuro, o que leva as pessoas a buscarem um mundo melhor em ideais, só que no passado. Ele retrata uma espécie de visita à era da nostalgia, um mecanismo de defesa nos últimos tempos.

Homo Deus - Yuval Harari

“Continuação de Sapiens. Este é um livro para se pensar como a espécie humana pode lidar com sua capacidade cognitiva e imaginativa no futuro”.

Com um olhar no passado e nas nossas origens, o autor do best-seller Sapiens investiga o futuro da humanidade à procura de uma resposta: depois de tanta guerra, fome e pobreza, qual é o destino das pessoas na Terra?

O Meio é a Massagem - Marshall Mcluhan e Quentin Fiore

 “‘O homem cria ferramentas que por sua vez o recriam’. Com esta premissa, Mcluhan e o ilustrador Quentin Fiore discutem as extensões do nosso corpo. Livro importante se considerarmos a quantidade de objetos que potencializam nossas ações cotidianas”.

O livro publicado em 1967 apresenta de forma mais compacta as ideias do autor Marshall McLuhan e combina formas e palavras para apresentar de maneira diferente as ideias de seu outro livro “Para entender a mídia”. McLuhan aborda temas como a natureza da mídia, a aceleração crescente da comunicação e as bases tecnológicas para entender quem somos.

21 lições para o século 21 - Yuval Harari

“Desdobramento dos dois livros anteriores. Aqui o autor fala sobre cultura, tecnologia, política e outros desafios para este século que está apenas começando”.

Do mesmo autor das obras Sapiens e Homo Deus, que abordam de onde viemos e para onde vamos, respectivamente, a obra 21 lições para o século 21 explora o presente e as diferentes questões da atualidade, como crises tecnológicas, fake news e ameaça do terrorismo. 

Você se interessa pela área da comunicação? Confira nossos cursos do Centro de Comunicações e Letras:  Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Letras.