Mundo

Faculdade de Direito recebe professor da Universidade de Georgetown

Richard Roe, referência em Street Law, chega ao Mackenzie em 2020

05.06.201911h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade de Direito recebe professor da Universidade de Georgetown

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) receberá, entre fevereiro e maio de 2020, o professor da Faculdade de Direito da Georgetown University, Richard Roe, responsável pelo conhecido programa clínico “D.C. Street Law Project”.

Rick Roe atuará como Professor Visitante Fulbright, ação realizada pela Fullbright Association, responsável por um programa de educação internacional que promove intercâmbio global de estudantes, professores e pesquisadores, com o objetivo de fomentar uma rede colaborativa de pesquisa, serviços e ensino.

A vinda do professor norte-americano foi construída com a participação dos professores Andre Pagani e Pedro Buck, que coordenam, respectivamente, o Núcleo de Prática Jurídica da UPM e a área internacional da FDir. Para Pagani, a presença do professor Roe permitirá o fortalecimento do projeto de extensão que desenvolve desde 2018 e cuja criação foi influenciado pelo próprio Roe, “Street Law”. “Nós construímos juntos o ‘Street Law’, o qual professores e alunos da UPM visitam escolas públicas e falam sobre resolução de conflitos, direitos e cidadania para estudantes de diversas idades, adotando métodos interativos e que capacitam nossos estudantes em habilidades profissionais e aguçam sua consciência social”, pontua ele.

Já Buck comenta que Roe é referência na principal escola de Direito dos Estados Unidos em ensino clínico, modelo que a FDir está implementando por meio das clínicas jurídicas. “Estas representam, ao mesmo tempo, o movimento extensionista do Direito, que visa alcançar a sociedade e impactá-la positivamente; como viabiliza o modelo de ensino centrado no protagonismo estudantil, aprendizado por pares e pelo exemplo, e no treinamento de habilidades e atitudes profissionais, comunicação e empatia, por exemplo”, finaliza.

Nos quatro meses de estadia no Mackenzie, Roe desenvolverá três ações: oferta de disciplina eletiva, em inglês, “American Legal System”; Treinamento e capacitação em métodos ativos a docentes da FDir e da Universidade; e acompanhamento de projeto de extensão “Street Law” da FDir.