Estado democrático de direito e estado de exceção

Obra do pesquisador Caio Henrique Lopes Ramiro rompe as fronteiras da racionalidade jurídica

14.02.201715h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estado democrático de direito e estado de exceção

No próximo dia 17 de fevereiro, a cidade de Marília recebe o Café Filosófico no Espaço Cultural do Univem, com o tema “Entre a regra e a exceção: fronteiras da racionalidade jurídica”, e o lançamento do livro Estado democrático de direito e estado de exceção: fronteiras da racionalidade jurídica, do pesquisador e professor Caio Henrique Lopes Ramiro – publicado pela Editora Mackenzie. O Café contemplará os participantes com uma exposição das linhas de força do livro, que dialoga com o tema proposto pelo autor, e uma conferência do prof. Oswaldo Giacoia Jr., do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp).

A obra de Caio Ramiro oferece importantes contribuições para o debate jusfilosófico nacional, ao assumir o risco extremo de pensar o tão incensado modelo do estado de direito não ao lado do paradigma da exceção, mas como sua parte integrante e constitutiva. Na contramão da esmagadora maioria dos jovens estudiosos de filosofia do direito no Brasil, Ramiro não recua diante da tarefa imensa de trazer à luz as origens violentas da experiência jurídica, efetivando, assim, uma crítica radical que dificilmente será digerível pelos “operadores” e “profissionais” do direito perdidos numa dimensão fantasmática em que o pensamento é incapaz de colocar a si mesmo como problema.

Em Estado democrático de direito e estado de exceção: fronteiras da racionalidade jurídica, o autor parte das linhagens históricas e teóricas da ideia de Estado como poder soberano, para se dedicar a uma análise em profundidade da filosofia do direito e da filosofia política que integram o programa filosófico que Giorgio Agamben intitulou Homo sacer.

Não faltam exemplos de países que viveram uma ditadura, como imagem da exceção, como o Brasil da era Vargas, a Alemanha hitlerista e os recentes problemas da Síria, Venezuela e Afeganistão. O livro também dá pistas sobre o atual momento vivido no país no campo político e do judiciário.

Livros esclarecedores, como o do professor Caio Henrique Lopes Ramiro, são essenciais para preparar esse novo direito. Indicado para profissionais do Direito, estudantes e àqueles que se interessam pelo assunto.

 

O autor

 

Caio Henrique Lopes Ramiro é mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), e graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Univem. É integrante da Rede Internacional de Estudos Schmittianos (RIES), composta por especialistas de diversos países. Tem experiência na área de Direito, com pesquisa em teoria do direito, filosofia do direito e filosofia política, ocupando-se de temas como: filosofia do direito, filosofia política, forma jurídica, teorias do estado, estado de exceção, autoritarismo e democracia.

 

Conferencista

Oswaldo Giacoia Junior é professor titular do Departamento de Filosofia da Unicamp, com pós-doutorado pela Freie Universität Berlin (1993-1994), Viena (1997-1998) e Lecce (2005-2006). É doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin (1988) e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983).  Sua pesquisa concentra-se na área de Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em História da Filosofia, Ética e Filosofia do Direito, ocupando-se de temas como: teoria da cultura, ética pura e aplicada, filosofia do direito, filosofia social, política e da história, filosofia clássica francesa e alemã, especialmente das obras de Augusto Comte, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.

 

Serviço

Café Filosófico do Univem

Tema: “Entre a regra e a exceção: fronteiras da racionalidade jurídica”

Expositores: Oswaldo Giacoia Junior e Caio Henrique Lopes Ramiro

Data: 17/2 - 20h30

Espaço Cultural do Univem – Centro Universitário Eurípides de Marília

Av. Hygino Muzzi Filho, 529

Marilia – SP

Tel.: (14) 2105-0800

Entrada gratuita

 

Lançamento

Estado democrático de direito e estado de exceção: fronteiras da racionalidade jurídica

Autor: Caio Henrique Lopes Ramiro

Editora Mackenzie

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 272

ISBN: 978-85-8293-523-1

Preço de capa: R$ 75,00

A venda nas melhores livrarias do país