Equipe vencedora com o professor de Engenharia e o representante da empresa Festo.
Nossos Talentos

Escola de Engenharia incentiva protagonismo estudantil em alunos do 1º semestre

Veja como foi a 12ª Competição de Programação de Robôs Inteligentes

10.06.201917h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola de Engenharia incentiva protagonismo estudantil em alunos do 1º semestre

Na noite do dia 06 de junho, o curso de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a 12ª Competição de Programação de Robôs Inteligentes, que aconteceu no auditório Escola Americana do Mackenzie, campus Higienópolis.

A competição de robôs é um projeto integrador do curso de  Engenharia Elétrica para os alunos do 1º semestre do curso. A disputa gira em torno do desenvolvimento de três softwares pelos próprios alunos, que são colocados no robô de cada equipe com o auxílio do professor de Engenharia Elétrica, Bruno Lima. No momento da competição, o robô de cada equipe tem que desempenhar, autonomamente, o comando necessário para passar com sucesso pelos obstáculos, dentre eles, leitura de códigos e desvio de barreiras.

“Essa competição é o final de um projeto que se deu ao longo de três meses. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela futura profissão que eles vão exercer”, comentou o professor que também é coordenador da competição. Ele também evidenciou a importância das áreas de Automação e Robótica na Engenharia Elétrica, inseridas no contexto desse projeto integrador em questão.

Foram quatro times participantes: Dibrô’s, Sais de Banho Elétricos, Comitiva do Anel e Mack Robôs. Cada um deles teve um coaching, um aluno do 3º semestre que já participou da competição um ano atrás e foi vencedor. Os veteranos desempenharam o papel de técnico dos calouros, servindo como incentivo e possibilitando um entrosamento entre diferentes semestres.

Para os meninos Daniel Magalhães de Araujo, Vinicius Gallo de Carvalho e Felipe Gerha Barbosa Otaviano da Silva, membros do Sais de Banho Elétricos, projetos como esse “são muito importantes para o nosso aprendizado, porque se só aprendermos as matérias, sem os projetos, lá na frente podemos nos decepcionar com o que escolhemos”.

Além da disputa, a equipe com a melhor avaliação técnica e melhor desempenho nos desafios, recebe um curso na empresa alemã Festo, pertencente à área de Automação. Os responsáveis avaliam as soluções dadas pelos alunos e oferecem o curso em sua própria fábrica, situada em São Caetano, totalmente gratuito, para o grupo vencedor.

“A Festo aposta muito na questão da educação, por isso é muito motivador estar aqui. Vemos os estudantes trabalhando com muito empenho, criando soluções e aplicando conceitos voltados à tecnologia, que hoje é fundamental para o desenvolvimento da nossa indústria”, disse Vitor Voni, engenheiro de aplicação na Festo Brasil.

A equipe que venceu na avaliação técnica e na competição de robôs foi a Mack Robôs, composta por Vinicius Yukio Shinzato, Giovane Gasparino Bergamini da Silva, Felippe Rodrigues Ceron da Silva e Gabriel Monte Mor Moreira, que somaram mais pontos contando os três desafios.

“Quando a gente vê isso acontecendo, é uma sensação de dever cumprido. É o que a gente pretende, que eles saiam daqui com ideias que foram concretizadas. Quero dar parabéns a todos os alunos envolvidos nessa atividade, os professores que incentivaram e tornaram isso possível”, falou Sérgio Lex, diretor da EE.