Eventos

Dia do Mackenzista: 150 anos de história, desafios e conquistas

Culto em Ação de Graças será on-line e transmitido pela TV Mackenzie

16.10.202014h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia do Mackenzista: 150 anos de história, desafios e conquistas

Neste período repleto de desafios, mudanças e incertezas, o Mackenzie completa 150 anos. Devido à pandemia da covid-19 e às medidas de distanciamento social, o Culto em Ação de Graças deste ano acontecerá on-line e será transmitido pelo canal da TV Mackenzie, no dia 18 de outubro, a partir das 17h. 

O dia 18 de Outubro faz parte do calendário municipal paulistano como “Dia do Mackenzista”. A celebração foi instituída em 2005, oficialmente, pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Lei 14.067. O autor do projeto foi o deputado estadual Carlos Alberto Bezerra Júnior, então vereador de São Paulo. 

Para José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), os últimos 150 anos da cidade de São Paulo podem ser confundir com a história do Mackenzie - por ser o local em que a Instituição teve seu início. “O Mackenzie, ao longo desse tempo, forneceu as melhores cabeças para a sociedade paulista. Seja no poder Executivo, Legislativo ou Judiciário da cidade, do estado e do país”, pontua.

Missão e valores

Desde seu início, o Mackenzie tem sua missão e ensinamentos direcionados pela confessionalidade. Por isso, para cumprir a missão de educar e cuidar do ser humano para o exercício pleno de cidadania, seguimos a Palavra de Deus baseada na fé cristã reformada e é dali que vêm as convicções e valores que fundamentam o Mackenzie. Ele não apenas age sobre as circunstâncias, “mas determina todas as coisas para o cumprimento de seu eterno propósito, conhecido por nós somente em parte, mas ao qual nos submetemos integralmente”, explica o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.

Ainda segundo Grangeiro, a trajetória da instituição é marcada pela superação de dificuldades e a confiança em todos gestores, colaboradores e educadores que, mais uma vez, têm demonstrado a excelência da nossa instituição com dedicação e compromisso com alunos, pacientes e suas famílias, e com toda a sociedade brasileira. 

“Continuamos perseguindo a visão de ser reconhecida pela sociedade como instituição confessional presbiteriana e filantrópica, que se dedica às ciências divinas e humanas, comprometida com a responsabilidade socioambiental, em busca contínua da excelência acadêmica, do cuidado e da gestão”, acrescenta o chanceler. 

Desafios de 2020

Neste ano, o mundo todo enfrentou diversos desafios. Vidas foram tiradas e  pessoas perderam seus empregos. Dentre os tantos setores que precisaram se reinventar, a Educação foi um dos mais atingidos. Como explica o reverendo, em tempos difíceis, pessoas e instituições têm a oportunidade de demonstrar seus fundamentos e valores, com os quais contribuem positivamente para o enfrentamento das crises.

Questionado sobre como podemos continuar fazendo a diferença, mesmo em um período tão conturbado, o presidente do IPM respondeu de maneira firme:  excelência em tudo que fizer! “Manter a excelência no quadro de professores, excelência na estrutura oferecida aos alunos que nos procuram e excelência de cada colaborador”, completa ele.

Como defende o chanceler, Deus não nos criou para o sofrimento, “mas frequentemente usa o sofrimento como uma provação que nos recria, forjando o nosso caráter, redirecionando nossos planos e firmando nossas convicções”. 

Ainda em sua palavra, Grangeiro lamentou profundamente as muitas vidas “ceifadas pela pandemia da covid-19, o sofrimento de suas famílias, as grandes dificuldades econômicas que o país vive e a maldade de muitos que se aproveitaram para amealhar benefícios políticos e financeiros segundo seus interesses”, pontua. 

Celebração

A importância de celebrar o Dia do Mackenzista tem o sentido de Gratidão. “A Deus, que deu sabedoria aos fundadores do Mackenzie; e aos gestores e colaboradores, que por aqui passaram, bem como aos que estão hoje, pela dedicação e zelo com a nossa Instituição”, diz o presidente Ramos. 

Mesmo com modéstia, pontua o chanceler, “oferecemos a nossa gratidão a Deus pelos 150 anos do Mackenzie. Uma programação linda de eventos culturais, musicais e de celebração ao Senhor estava prevista e precisou ser adiada, mas será realizada em tempo oportuno, se Deus quiser, pois, em meio às maiores lutas sempre há motivos para se louvar”, completa. 

O Culto em Ação de Graças acontece neste domingo, dia 18 de outubro, às 17h e será transmitido pelo Canal da TV Mackenzie no YouTube. Venha celebrar com a gente! 

Serviço
Data:
18 de outubro 
Horário: às 17h
Transmissão: Canal da TV Mackenzie no YouTube