mão coloca voto com bandeira do Brasil em urna
Atualidades

Conheça o projeto Eleitoralize

Braço de grupo de estudos mackenzista visa amadurecer sistema eleitoral brasileiro

24.10.201812h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça o projeto Eleitoralize

O Eleitoralize é um portal de conteúdo sobre Direito Eleitoral que visa a divulgação e disseminação de notícias confiáveis nessa área. Produzido por estudantes de Direito e de outras áreas do conhecimento, o projeto nasceu em 2018, sendo o fruto de encontros do grupo de estudos MackEleições, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis.

O site é abastecido por estudantes e busca diálogo e interdisciplinaridade em um espaço aberto e democrático, disposto a colaborar com a circulação de informações confiáveis, acessíveis, e o amadurecimento do nosso sistema eleitoral. O Eleitoralize funciona sob a coordenação de Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral da FDir e pesquisador de Direito e Tecnologia, e produz conteúdo para seu próprio portal e além de contribuições para outros veículos.

Produção para contribuir

O grupo de estudos MackEleições está ativo e produziu, recentemente, uma cartilha explicando o que são as Fake News. O material foi feito pelos participantes do grupo com o apoio de Nikolay Bispo, doutorando em Direito Constitucional pela Universidade São Paulo (USP) e mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV, um dos convidados do grupo de estudos que coordena o eixo-temático "Fake News nas eleições".

Para conferir a cartilha desenvolvida, acesse aqui!

O professor Diogo Rais também é um dos coordenadores do projeto Fake News da UPM, parceria entre os cursos de Jornalismo e Direito que visa a conscientização no ramo da Educação Digital e contra a propagação de notícias falsas. “Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade”, afirma ele quanto ao perigo das Fake News.

Livro Fake News

Recentemente lançado, o livro “Fake News - A conexão entre a desinformação e o Direito”, traz subsídios para melhorar a qualidade deste debate e conectar as consequências da criação, disseminação e circulação das notícias falsas ao Direito. O professor Rais é o coordenador da obra que reúne textos de profissionais da área jurídica e de professores reconhecidos do Direito, Computação, Jornalismo e Ciência Política.