Atualidades

Cine-debate Bioflix exibe documentários sobre Biologia

Discussões abrangem meio ambiente, saúde, biotecnologia e educação

25.09.201811h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cine-debate Bioflix exibe documentários sobre Biologia

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, convida os alunos mackenzistas e o público interessado em discutir questões de relevância para a sociedade para participar do projeto Cine-debate Bioflix. A ação consiste na exibição de documentários sobre temas relacionados à área da Biologia seguida de debate mediado por professores do curso de Ciências Biológicas da UPM e palestrantes convidados.

A atividade faz parte do projeto pedagógico que permeia todos os cursos da Universidade e que incentiva o protagonismo estudantil, já que é organizada por estudantes do curso de Ciências Biológicas. Com início no começo de 2018, até agora já foram realizadas quatro sessões do Bioflix, com a exibição das obras: Oceanos de Plástico; Race Extinction; Memórias Rompidas; e O Veneno está na Mesa II – todas exibições autorizadas pelos detentores dos direitos dos filmes.

Segundo conta Paola Lupianhes Dall´Occo, coordenadora adjunta de Estágios e Desenvolvimento do Protagonismo Estudantil do CCBS, “o principal objetivo é envolver os alunos e professores do curso de Ciências Biológicas em debates sobre assuntos atuais relacionados a eixos temáticos do curso como meio ambiente, saúde, biotecnologia e educação”.

Paola acredita que a relevância e atualidade dos temas escolhidos atraem alunos do CCBS e de outros cursos do Mackenzie, além de público externo. “O que é ótimo, pois as pessoas funcionam como multiplicadores de saberes que compartilharão suas reflexões com outras pessoas, por isso encorajamos todos a participar e convidar amigos”, completa ela.

Sessões especiais 

Além das quatro apresentações dos filmes citados, o projeto já teve duas sessões especiais chamadas BIOpolíticas. “O primeiro papo foi com Alberto Rollo, professor de Direito Eleitoral da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, que explicou o funcionamento das eleições de maneira geral. Na segunda, foram analisadas as propostas relacionadas ao meio ambiente dos candidatos à eleição para governador”, explica Paola.

A próxima sessão especial do BIOpolíticas acontece no dia 03 de outubro, às 18h, no Auditório Luis Carlos Salomão (Rua Piauí, 181), na qual serão debatidas as propostas ambientais dos candidatos à eleição para o cargo de presidente da República.

Na sequência, os próximos encontros voltam a ser focados nos documentários, com a exibição dos filmes: Nunca me Sonharam; A Lei da Água; e Precisamos Falar de Assédio, que finalizam a programação de 2018.

As sessões acontecem sempre às 18h, em dias da semana e auditórios variados pelo campus Higienópolis do Mackenzie.

Acompanhe a programação das próximas exibições abaixo.

BIOFLIX

DATA

TEMA

LOCAL

03/10

 

Propostas Ambientais Presidente

Auditório Luis Carlos Salomão

 Rua Piauí, 181

 

25/10

 

Nunca me Sonharam

Auditório Luis Carlos Salomão

 Rua Piauí, 181

 

29/11

 

A Lei da Água

Auditório Luis Carlos Salomão

 Rua Piauí, 181

 

04/12

 

Precisamos falar de Assédio

Auditório João Calvino