Centenário do curso de Engenharia Elétrica reúne nomes de peso no Mackenzie

Competição de Robôs Inteligentes, palestras, feiras e painéis temáticos são algumas das atividades que irão ocorrer durante as comemorações

17.05.201715h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centenário do curso de Engenharia Elétrica reúne nomes de peso no Mackenzie

Criado em 1917, o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie é um dos mais antigos do país e um dos mais tradicionais da instituição. Sua criação implicou diretamente no desenvolvimento tecnológico, econômico e social de São Paulo, em um período no qual a difusão da eletricidade e suas aplicações se tornaram cruciais para a urbanização e industrialização paulista. 

Segundo o historiador prof. Dr. Marcel Mendes, foi graças a uma parceria firmada em 1916, pelo Dr. William A. Waddell, na época presidente do Mackenzie College, com o Union College, em Schenectady, em Nova York, que o curso começou a ganhar forma. “Waddell, decidido a promover a aproximação conseguiu atrair o interesse da empresa General Electric para a criação de um moderno curso de Engenheiros Mecânicos-Eletricistas no Mackenzie College direcionado para a indústria e para o sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica”, explica Mendes.

De acordo com o prof. Paulo Garcia, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, a instituição sempre foi berço de profissionais de destaque, tanto que é comum as empresas procurarem o Mackenzie para selecionar alunos e recém-formados para preencherem vagas de trabalho. “Hoje temos vários alunos fazendo estágio em grandes empresas e nós acreditamos que assim que o Brasil retomar o crescimento muitos outros serão beneficiados, pois, hoje, nós só não temos falta de energia elétrica porque o país está crescendo vagarosamente, mas assim que atravessarmos essa crise, e acreditamos que isso ocorra nos próximos anos, irá faltar profissionais em três áreas: geração, transmissão e distribuição de energia, área que demandam Engenheiros Elétricos”, afirma Garcia.

Como parte integrante das comemorações dos 100 anos de Engenharia Elétrica, ocorre na universidade, o VIII Seminário Internacional de Redes Elétricas Inteligentes, evento promovido juntamente com a IAPTEL (Instituto da Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações) e que irá discutir nessa edição as tendências tecnológicas para as redes elétricas e cidades inteligentes.

Durante o Seminário os participantes terão a oportunidade de assistir palestras e painéis de discussão ministrados por especialistas em políticas públicas e regulação, automação e sistemas de operação, medição inteligente, geração elétrica distribuída e armazenamento de energia e de relacionamento com clientes.

Ao longo do evento de comemoração dos 100 anos de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie irão ocorrer palestras, mesas redondas, painéis temáticos, feiras de ideias, competições de robôs inteligentes e minicursos. 

 

Informações e Programação do Evento dos 100 anos da Engenharia Elétrica Mackenzie

 

Inscrições no Evento dos 100 anos da Engenharia Elétrica Mackenzie

 

Informações, Programação e Inscrições no VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES

 

Serviços:

Evento: 100 anos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Data: De 22 a 26 de maio de 2017

Horário: Das 9h às 21h

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis

Rua Itambé, 135 – São Paulo, SP

Evento Gratuito e Aberto ao Público