Universidade

Bibliotecas do Mackenzie: 10 perguntas para você saber tudo que precisa

Acesso, cadastro, localização e muito mais para você não se perder

01.02.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Bibliotecas do Mackenzie: 10 perguntas para você saber tudo que precisa

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conta com diversas bibliotecas e milhares de livros, de diferentes segmentos do mundo acadêmico e literário. Além da beleza da nossa Biblioteca Central, chamada pelos alunos de “Biblioteca do Harry Potter” (mas nossas escadas não se mexem!), contamos com um acervo que chama atenção: temos um total de 190.658 títulos e 630.853 exemplares.

Pensando nos calouros que chegam neste início de semestre, conversamos com Rosely Bianconcini Mulin, coordenadora da Biblioteca da UPM, para responder dúvidas frequentes dos novos alunos e dar dicas que vão facilitar muito a vida dos calouros. Quer saber como fazer seu cadastro, quantos livros pode pegar emprestado e se visitantes podem entrar nestes locais? Então confira o bate-papo a seguir!

1. Quais são e onde ficam as bibliotecas do campus Higienópolis?

Aqui contamos com sete bibliotecas. A Biblioteca Central - Setorial de Filosofia, Letras, Educação e Psicologia, um ótimo cantinho para os amantes da fotografia e leitura. Localizada no prédio 02, ela abriga 31.800 títulos e 64.762 exemplares.

Além dela, temos a Biblioteca Setorial Direito, no 2º subsolo do prédio 45; a Biblioteca Setorial Engenharia, Computação, Ciências Exatas e CRAAM, no prédio 6; a Biblioteca Setorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Centro de Comunicação e Letras, no prédio 9; a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, no 1º subsolo do prédio 45; a Biblioteca Setorial de Ciências Biológicas e da Saúde, no subsolo do prédio 38; e também a Biblioteca Setorial de Teologia, localizada próxima ao campus, na Rua Maria Borba, número 40.

2. Como o novo aluno faz o cadastro na biblioteca?

O cadastro é automático no sistema (para alunos, professores e funcionários), porém é necessário criar uma senha numérica (de quatro a seis dígitos), o que pode ser feito pelo usuário no balcão de empréstimos de qualquer biblioteca durante a primeira utilização dos serviços ou no site pelo TIA no link da Biblioteca (para saber mais sobre o TIA, clique aqui).

3. Quantos livros podem ser alugados de uma só vez?

Os alunos de graduação e funcionários podem alugar até seis materiais, enquanto os alunos de pós-graduação e professores até dez materiais.

4. Qual o prazo máximo que o aluno tem para ficar com o livro?

Os alunos de graduação e funcionários têm o  prazo de sete dias corridos e os alunos de pós-graduação e professores podem ficar com os materiais por 15 dias corridos, mas todos podem renovar seus empréstimos.

5. Qual é o limite de renovações?

Cada material pode ser renovado até cinco vezes (pela internet ou nos balcões de atendimento das bibliotecas), se não houver reserva por parte de outros usuários. Caso o limite de renovações tenha sido atingido e você ainda precise do material, é necessário devolvê-lo para que permaneça disponível no acervo por um período de 24 horas antes de fazer um novo empréstimo.

6.  Caso eu esqueça de devolver o material emprestado, qual é a multa diária por livro?

O valor da multa é de R$ 3,00 por dia por material, sendo contado ininterruptamente, incluindo sábados, domingos e feriados. Então é importante ficar ligado e não esquecer de devolver os materiais ou renová-los para evitar multas. Para mais informações, acesse o regulamento da biblioteca  na íntegra neste link.

7. Existem bibliotecas nos campi Alphaville e Campinas?

Sim. Em Alphaville há a Biblioteca Setorial Ciências Administrativas e Comércio Exterior e em Campinas temos a Biblioteca Setorial Ciências Administrativas e Direito.

8. O acervo do Mackenzie está conectado ao de outras instituições? Quais? Como os alunos podem conseguir utilizar tais materiais?

Sim, possuímos convênio para empréstimo entre bibliotecas com as principais instituições da cidade de São Paulo. Para saber mais informações acesse aqui.

9.  O Mackenzie conta com acervo online?

A Biblioteca possui quase 20.000 títulos de livros eletrônicos (e-books) sobre várias áreas do conhecimento e oferece, ainda, acesso a vasto acervo de periódicos eletrônicos internacionais, normas técnicas, teses, dissertações, entre outras fontes de pesquisa. Todas disponíveis no site da biblioteca. Outra riquíssima fonte de pesquisa é o Portal de Periódicos da CAPES, com mais de 38.000 publicações periódicas, internacionais e nacionais (concedido somente à Instituições com nível de excelência comprovada - orientações de acesso no site da Biblioteca do Mackenzie).

10. Posso visitar as bibliotecas sem ser mackenzista? 

Claro! As bibliotecas são abertas ao público em geral, então, se alguém quiser vir estudar, consultar os livros do acervo físico, ou só para conhecer, estamos de portas abertas. Só não se esqueça de trazer o RG para identificação na portaria.

Serviço
Todas as bibliotecas do Campus Higienópolis 

Horário de funcionamento em período letivo: De segunda à sexta, das 7h30 às 22h. Aos sábados das 9h às 15h 
Férias e recesso: Horários especiais informados pela nossa página