Capa do livro: Aprenda com a Reciclagem Divertida
Cultura

Aprenda com a Reciclagem Divertida

Obra didática incentiva conscientização da sustentabilidade urbana

15.02.201918h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aprenda com a Reciclagem Divertida

Lançado em 12 de fevereiro no Centro Histórico e Cultural Mackenzie, o livro Aprenda com a Reciclagem Divertida, de autoria de Eliana Zaroni Lindenberg Silva, professora de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e Petra Sanchez Sanchez, que leciona Biossegurança na UPM, apresenta uma temática lúdica e colorida sobre o assunto. A obra foi realizada em colaboração com alunos e professores do Mackenzie.

“É um livro em formato de história em quadrinhos que procura apresentar a importância da reciclagem e do aproveitamento dos resíduos sólidos”, conta Petra. O fio condutor da obra são os personagens Lixci e Pete, “que foram criados em sua primeira versão com materiais recicláveis e depois transformados em animação e adaptados para obra literária”, explica Eliana .

O intuito do livro, publicado pela Editora Mackenzie, é mostrar que é possível cuidar do meio ambiente de uma maneira alegre e prazerosa, enfatizando temas como o ciclo da reciclagem e saúde pública.

Segundo as autoras, a história infanto-juvenil permitiu integrar alunos e professores numa aprendizagem prática e reflexiva. “Eles puderam contribuir para desenvolver ações e atividades artísticas de design em equipe e trabalhar a arte de diversas maneiras – desde a expressão mais espontânea até a produção de desenhos e bonecos para a história em quadrinhos”, complementa Petra.

A ideia de trabalhar o assunto em formato de livro surgiu a partir de um projeto criado em 2005 no MackPesquisa por Eliana e Petra. Ele reuniu estudos, relatórios, oficinas e outras atividades com a função de integrar os alunos ao tema. Foram muitos anos de pesquisa e envolvimento até decidirem condensar parte deste conhecimento em sua nova reprodução artística.

Relevância

“O problema não são as latas, plásticos e etc., mas sim a forma como o ser humano utiliza esses materiais”, afirma Petra. Para a professora, os tais insumos são necessários para a indústria e não dispomos corretamente deles para que sejam reaproveitados e transformados em algo útil. Há ações que visam minimizar o uso desses materiais, porém, em sua visão, o foco precisa ser na mudança de postura a curto e longo prazo dos nossos comportamentos.