Acadêmicos do Mackenzie são destaque em conceituada revista internacional sobre polímeros

Artigo de professor e aluno da pós-graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia está na capa da publicação

14.07.202018h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Acadêmicos do Mackenzie são destaque em conceituada revista internacional sobre polímeros

O aluno do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (PPGEMN) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Eder Henrique Coelho Ferreira, e o professor Guilhermino José Macêdo Fechine, doutor em Polímeros, tiveram artigo publicado em uma das mais conceituadas revistas internacionais que trata sobre polímeros e suas aplicações. O texto foi capa da renomada Journal of Applied Polymer Science.

No artigo, os acadêmicos procuraram desenvolver a otimização das propriedades mecânicas de blendas poliméricas (mistura de dois ou mais polímeros), principalmente à base de polietileno. Pela pesquisa, ficou comprovado que é possível obter blendas poliméricas com altíssimo desempenho mecânico, utilizando as mesmas técnicas de processamento já utilizadas, o que pode promover a produção de materiais com maior durabilidade e eficiência do que é produzido atualmente. 

A pesquisa é fruto do trabalho do doutorado de Ferreira, que procura desenvolver materiais com melhor desempenho tribológico (resistência ao desgaste e atrito), utilizando blendas e nanocompósitos à base de grafeno. O artigo publicado é reflexo da primeira parte do trabalho. “Em uma segunda etapa, estamos desenvolvendo um estudo de pesquisa aplicada que se baseia nos avanços científicos alcançados na primeira etapa”, afirmam os acadêmicos.

O trabalho feito em conjunto está na capa da revista Journal of Applied Polymer Science, considerada uma das publicações mais tradicionais e mais respeitadas em ciência de polímeros. Ter um artigo publicado nessa revista já possui um grande significado para os pesquisadores, porém, ser capa é uma oportunidade de outro nível.

“Isso comprova a altíssima qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo em meu doutorado. A dedicação diária do meu orientador, Guilhermino Fechine, e a ótima infraestrutura e política que o Mackenzie oferece para pesquisa tem me possibilitado desenvolver trabalhos de alto nível como esse”, analisou Ferreira.

Para o professor Fechine, a publicação é altamente positiva para o PPGEMN e para a UPM, já que “ocupam, cada vez mais, posições de destaque nacional e internacional quando o assunto é pesquisa científica”, considerando, principalmente, o alto impacto da Journal of Applied Polymer Science.

 

Capa da revista internacional na qual os mackenzistas foram publicados