Autoridades no evento.
Pesquisa e Inovação

A caixa preta de Darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução

Nova tradução é lançada pela Editora Mackenzie

28.03.201915h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A caixa preta de Darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução

No dia 26 de março, última terça-feira, a Editora Mackenzie lançou a nova tradução do livro A caixa preta de Darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução, de Michael Behe. A nova edição foi publicada em parceria com o Discovery Mackenzie, núcleo de pesquisas em Ciência, Fé e Sociedade e foi traduzida por Marcos Eberlin, coordenador do Discovery.

Em um amplo espectro científico, a obra revela ser um texto básico e fundamental do Design Inteligente - argumento que precisa ser considerado para determinar se a evolução, como defendida por Darwin, é suficiente para esclarecer dúvidas sobre a vida da forma que a conhecemos hoje.

“O livro traz a defesa do Design Inteligente com um aspecto extremamente científico baseado em dados, evidências, artigos e torna esse conceito uma tese cientificamente possível”, defendeu Ebelin. Segundo Enézio Eugênio de Almeida Filho, presidente emérito da Sociedade Brasileira de Design Inteligente (SBDI), em A Origem das Espécies Darwin faz um desafio que poucos levaram a sério: se pudesse ser explicado que algum sistema biológico não pudesse ter sido formado gradativamente por processos naturais, sua teoria cairia água abaixo. A caixa preta de Darwin seria a resposta a esse desafio.

"Michael Behe foi fantástico ao colocar a vida em detalhes bioquímicos. Química é tudo e é nela e nas moléculas que nós entendemos como tudo funciona. Ele conseguiu ir à célula, aos limites mais inferiores e mostrar como os processos bioquímicos e moléculas falam e não mentem”, concluiu Ebelin.

Na visão do coordenador da Editora Mackenzie, Roberto Kerr, “o Design Inteligente demonstra que existem coisas na natureza que não podem ter acontecido por acaso”. Além disso, o coordenador comentou que esse é o segundo livro da área lançado e que já há outro encaminhado.

O lançamento da tradução, realizado no Centro Histórico e Cultural Mackenzie - campus Higienópolis, também contou com a presença do reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto, que parabenizou a equipe da Editora pelo desempenho e falou sobre a contribuição da obra para o conhecimento. O livro está disponível para compra aqui.