A arte deve abraçar o pensamento crítico

Vencedor de prêmio Jabuti, Tiago Ferro, discutiu a temática no Diálogos

10.07.202017h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A arte deve abraçar o pensamento crítico

“A Literatura faz sentido como um objeto que nos ajuda a desvendar o processo histórico”. O vencedor do Prêmio Jabuti de 2019, Tiago Ferro, foi o convidado do Diálogos desta quinta-feira, 09 de julho, e debateu sobre Literatura e Pensamento Crítico. O autor discorreu de que forma a arte e os produtos literários são uma forma de desenvolver a nossa compreensão enquanto sociedade.

“A arte não serve como prazer estético, serve para mostrar uma sociedade na qual faltam uma série de coisas, e então revelar a potência de para onde ela pode ir.  É um projeto formal para lidar com uma sociedade imperfeita”, afirmou o escritor no encontro on-line, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O autor discutiu de que forma a Literatura brasileira faz um retrato sobre a violência cotidiana nacional e sobre uma necessidade do país enxergar e tratar seus traumas históricos. Para ele, o ambiente literário “é um atalho para questões que não podem ser enxergadas pela linguagem do senso comum”. 

Na conversa com os professores do PPGL, Ana Lúcia Trevisan e Cristhiano Aguiar Motta, Tiago Ferro contou um pouco sobre o processo de criação do livro O Pai da Menina Morta, que venceu o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Romance e o Prêmio São Paulo de Literatura. O escritor afirmou que a publicação surgiu da necessidade que ele teve de enfrentar o luto e a dor pela perda de filha. “No processo de escrita que eu encontrei essa forma de lidar com algo que eu precisava”, declarou. 

O Diálogos é realizado toda quinta-feira, pelo YouTube do PPGL. O próximo encontro terá como tema Ciência, Educação, Saúde e Mentira: discurso das Fake News e contará com a presença da professora emérita da UPM Diana Luz Pessoa de Barros.

 


Related News