Universidade

9 dicas de eletivas universais

Mackenzistas podem escolher disciplinas dos mais diversos cursos da universidade

18.07.201812h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

9 dicas de eletivas universais

Estamos na época da rematrícula, que acontece entre os dias 18 e 25 de julho, ou seja, todos estão correndo para pegar as melhores turmas e horários. E talvez você não saiba, mas os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) também podem acrescentar em suas grades as chamadas eletivas universais, ou seja, matérias de outros cursos que os alunos têm a oportunidade de fazer, que estarão com as inscrições abertas entre os dias 26 e 30 de julho.

Então, mesmo que você curse Nutrição, por exemplo, qual o problema de fazer a disciplina de Cinema? Ou se você faz Engenharia Mecânica, por que não estudar História da Arte e Cultura? É bom lembrar que aqui há um universo de oportunidades para aprender as mais diversas áreas, portanto, basta aproveitar.

Pensando nisso, listamos algumas opções em disciplinas de diversos cursos da universidade. Dê só uma olhada:

Linguagem Audiovisual

Essa disciplina de Publicidade e Propaganda é para os amantes da sétima arte! A partir do estudo da história do cinema e aspectos técnicos e tecnológicos da realização audiovisual, o aluno será introduzido ao universo do cinema e terá oportunidade de realizar uma produção audiovisual para plataforma digital.

Filosofia Política

Os interessados em política poderão encontrar essa disciplina no curso de Filosofia. Aqui, o aluno estuda conceitos fundamentais do tema, como Estado, Sociedade, Relações de Poder e Democracia no âmbito do pensamento antigo e medieval.

Fotografia e Tratamento de Imagem

Sabe o que é obturador, diafragma e ISO? Nessa disciplina do curso de Jornalismo você vai aprender técnicas de fotografia. Com direito a aulas tanto ao ar livre, fotografando o campus, como em estúdio, o estudante aprenderá sobre iluminação natural, flash e lâmpadas, além de tratar as fotografias a partir de softwares de edição de imagem.

Linguagem Jurídica

Aos que pretendem entender melhor a área de Direito, essa disciplina analisa o discurso jurídico ao estudar o vocabulário usado no cotidiano das profissões. Além disso, apresenta aspectos do discurso argumentativo e da redação técnica.

Tipografia

Esta oficina optativa do curso de Design é interessante para pessoas ligadas às artes visuais, especialmente para quem trabalha com web. Aqui são estudadas diferentes formas de expressão e técnicas de configuração das letras. Com técnicas de caligrafia e letreiramento, os estudantes são introduzidos desde a configuração do conceito da tipografia até a sua vetorização.

Língua Brasileira De Sinais

Uma disciplina optativa importante é o uso prático da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudante aprende a ter uma comunicação básica com pessoas surdas e também inclui aspectos relacionados a cultura e identidade surdas.

Ciência, tecnologia e sociedade na administração e nos negócios

Nesta disciplina de Ciências Econômicas são estudados o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e suas relações com a sociedade. São analisados fatos científicos e seus contextos sociais, além de como as descobertas científicas e suas aplicações tecnológicas se relacionam com a dimensão social humana e seus processos de gestão.

História e Geografia Bíblica

No curso de Teologia, pode-se estudar a história, cultura e sociedade dos povos e das terras bíblicas. Além disso, há uma investigação dos períodos exílico e pós-exílico (persa e helenístico)

História da Arte e da Cultura

Em Letras é possível aprender sobre os movimentos artísticos e sua contextualização histórica, compreendendo não só sua técnica e estética, como a política por trás. Aqui, o aluno aprende a desenvolver o senso analítico-reflexivo no que diz respeito à sua própria realidade e desenvolve uma leitura crítica sobre a arte.