Universidade

8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie

Estudante tem a oportunidade de se formar em bacharelado e licenciatura

10.11.202014h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie

Você gosta de escrever, ler e é apaixonado pelo universo da literatura, línguas, palavras e da educação? Se a resposta for sim, então a faculdade de Letras pode ser uma boa escolha para sua graduação.

Para saber mais sobre a grade curricular, oportunidades no mercado de trabalho e no mundo da pesquisa, conversamos com a Elaine Prado dos Santos, coordenadora do curso de Letras do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Separamos uma lista com 8 motivos para você fazer sua graduação aqui com a gente. Confira! 

1. Oferece Bacharelado e Licenciatura

O Curso de Letras do Mackenzie tem a duração de oito semestres. Durante esse período, o aluno pode cumprir os componentes curriculares apenas do Bacharelado ou também cumprir a grade da Licenciatura. Os dois possuem disciplinas voltadas para a Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística, Teoria da Literatura, Literatura Comparada e diversas Literaturas. Na Licenciatura, o aluno cumpre créditos para ter autorização para ministrar aulas na Educação Básica brasileira. 

“Vivemos em um país em que a formação de bons professores é algo emergencial para o desenvolvimento da nação e para que as pessoas vivam melhor”, explica a coordenadora.

O Bacharelado, por sua vez, também é indispensável porque todas as empresas necessitam de profissionais da área da comunicação, “principalmente hoje em dia, em que o universo virtual tornou as palavras tão velozes e virais”, diz. 

2. Capacita profissionais preparados para o mercado 

Nossos alunos contam com a orientação dos professores do curso e com propostas pedagógicas calcadas na autonomia e no protagonismo estudantil. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem transformadora. Dessa forma, os educandos desenvolvem competências para ler textos com maior profundidade, analisar questões linguísticas e literárias nas obras em estudo e produzir textos para a realidade dos dias de hoje, incluindo nesses estudos o universo virtual. Os alunos da Licenciatura desenvolvem, ainda, competências para ministrar aulas dinâmicas, funcionais e multimidiáticas para alunos da Educação Básica brasileira, sempre com foco nas metodologias ativas.

3. Grade curricular atualizada 

Na área de Letras, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, cresce o segmento voltado para o universo digital. Há inúmeros textos no ambiente virtual que precisam chegar ao público-alvo de uma forma clara, objetiva e convincente. Em função disso, nosso aluno é levado a pensar nos gêneros textuais da cultura digital, como posts em redes sociais, stories e podcasts, pois terão de produzir esses materiais ao longo de suas vidas profissionais. Além disso, é importante ressaltar que se expande de uma forma rápida o ensino a distância no Brasil e o número de escolas bilíngues, principalmente nos grandes centros urbanos. Nós garantimos o desenvolvimento dessas habilidades para que todos os mackenzistas possam atuar nesses segmentos. 

4. Oportunidades dentro e fora do campus

Há uma associação dentro do campus que oferece, regularmente, oportunidades de estágio. Nossos alunos também podem participar de um projeto que envolve aulas em uma escola pública da capital. Por meio desse projeto, além de desenvolverem habilidades voltadas para a formação docente, nossos licenciandos buscam auxiliar na formação integral dos educandos da Educação Básica para os quais ministram aulas semanalmente.

Há, ainda, a possibilidade de os estudantes escreverem uma Iniciação Científica ou textos para eventos que são oferecidos pelo próprio Centro de Comunicação e Letras, como o Fórum de Pesquisa – evento anual, em que o aluno pode apresentar suas pesquisas publicamente. Também devemos destacar a Liga Acadêmica de Letras, grupo liderado e administrado pelos próprios alunos do curso, que, frequentemente, organiza eventos sobre os passos da pesquisa acadêmica. Há o “Fala, pesquisador”, no qual os alunos da graduação discutem os passos das pesquisas acadêmicas com outros discentes que estão desenvolvendo trabalhos de Iniciação Científica e com alguns professores convidados.

5. Profissionais que garantem uma formação de excelência 

Nossos professores, além de sólida formação acadêmica e de sérias pesquisas em áreas específicas do universo da área de Letras, buscam rotineiramente aproximar teoria e prática e fazem uso das metodologias ativas constantemente. Além disso, mesmo depois de anos de experiência, todos buscam se atualizar e acompanhar, principalmente, as transformações na área da comunicação em função das tecnologias digitais e das mídias sociais, tão presentes na vida de todos os seres humanos na atualidade.

6. Alunos destaques 

A dona do canal Redação e Gramática Zica, Pamella Brandão, mais conhecida na internet como prof. Pamba, tem mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. Ela foi nossa aluna e agora é um sucesso no universo virtual. “Depois de 7 anos de trabalho, ela consegue mudar a vida de seus seguidores de forma descomplicada e divertida, ensinando algo que nós da Letras amamos: a Língua Portuguesa”, afirma Elaine.

Leyla Perrone Moisés, escritora, professora e crítica literária brasileira e antiga mackenzista, recebeu do Ministério da Educação da França as comendas de Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques e de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques. No Brasil, conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Estudos Literários, o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, e o Prêmio Fundação Bunge, na categoria Vida e Obra.

7. O curso é integrado aos da Pós-Graduação 

A maioria dos professores da graduação também dão aulas na pós-graduação, por isso os docentes estão acostumados ao universo da especialização, além de ouvir sobre muitas pesquisas que ocorrem no mestrado e no doutorado. Da mesma forma, nossos mackenzistas são estimulados a darem continuidade às pesquisas que foram iniciadas ainda na graduação. 

A Liga Acadêmica de Letras, com o “Projeto Interfaces”, busca aproximar os graduandos dos pós-graduandos. Para isso, semanalmente, um aluno do Mestrado, do Doutorado ou egresso do Programa de Pós-Graduação em Letras apresenta um recorte da sua pesquisa e compartilha algumas experiências da sua trajetória acadêmica.

8. Se importa com o uso das palavras

Segundo a coordenadora, a sociedade de forma geral tem refletido sobre a importância de saber dizer as coisas da melhor maneira possível. Isso faz com que o ambiente à nossa volta seja mais tranquilo e saudável. Contudo, vemos diariamente pessoas discutindo sem argumentos, com frases preconceituosas e ofensivas. “Quem entende desse universo, acaba por se destacar e, além de conseguir boa colocação profissional, ajuda o mundo a ser um lugar melhor para todos nós. Então, quem pretende mudar o mundo com palavras tem de vir para o curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie”, finaliza. 

Quer fazer parte da nossa Universidade? As inscrições para o vestibular 2020/1 já estão abertas, acesse aqui e faça o processo seletivo.