Nossos Talentos

7ª Competição de Robôs Inteligentes

10.03.201519h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

7ª Competição de Robôs Inteligentes

O curso de Engenharia Elétrica do Mackenzie promoveu na última terça-feira, 10 de março, a Competição Anual de Robôs Inteligentes que reuniu alunos, professores, pais e autoridades do Mackenzie no Auditório Escola Americana.

 

A competição consiste em um circuito com diversos desafios para robôs feitos de Lego e desenvolvidos por calouros da Engenharia Elétrica do Mackenzie. Os alunos são treinados por veteranos do curso em um software para este tipo de projeto. 


Sete grupos competiram e todos usaram o mesmo programa e o mesmo número de peças. A aluna Carolina Nicola e seu grupo, alunos do primeiro semestre, estavam competindo com o robô Baymax.​ “Não poderíamos copiar o robô, tínhamos de criar algo novo. O robô anda, emite som, tem sensor de toque, lê código de barras, sensor de ultrassom e um visor, no qual aparece uma carinha feliz ou triste”, afirma. 


Os participantes foram treinados por Arthur de Camargo e Renata Montenegro, também alunos da UPM. A competição surgiu a partir de uma tentativa de criar um robô, que foi bem sucedida, durante o estágio de Arthur no Mackenzie. “Eu fiz um carrinho de controle remoto, controlado por Bluetooth, eo coordenador do curso de Engenharia disse que era um trabalho legal e daria uma competição”. 


O reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, também formado em Engenharia Eletrônica e especialista na área, foi prestigiar o evento. “Queremos parabenizar a iniciativa da Escola de Engenharia por realizar essa atividade que condiz com o que está em nosso novo projeto pedagógico, ou seja, o desenvolvimento do protagonismo estudantil em uma atividade que leva o aluno a pensar, ser criativo e aplicar conhecimentos vistos em sala de aula. É algo extraordinário”, completa.​