A Diretoria de Operações da Educação Básica (DIREB), administra a área de Educação Básica do Mackenzie, compreendendo atualmente seis Colégios: Higienópolis e Tamboré (SP); Brasília (DF); Palmas (TO); ICC – Instituto cristão de Castro (PR), e EVB – Escola Vital Brasil (MT), bem como a Escola Filantrópica AEJAMack (Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos). O Colégio Presbiteriano Mackenzie de Brasília, faz parte de Unidade de Negócios autônoma e tem Direção Geral própria, mas a DIREB mantém o seu direcionamento pedagógico. Estes Colégios abrigam, em 2018, cerca de 9.300 alunos, que são educados para a vida plena. São reconhecidos por sua abordagem holística, eficiente e harmônica com os princípios e valores bíblicos, definidos na Identidade Institucional do Mackenzie.

A DIREB objetiva o cuidado intenso com todas as vidas colocadas em nossos Colégios, para que recebam uma educação de vanguarda, através do esforço e dedicação de todos os colaboradores nessa missão e com a utilização de materiais confessionais de excelência, com sustentabilidade plena de todas as suas atividades. Colabora com as demais Diretorias, para a expansão do Mackenzie e da influência cristã, em todos os locais nos quais Deus possibilitar a implantação de novas unidades.


F. Solano Portela Neto

É formado em matemática aplicada pela Faculdade Shelton (Cape May, NJ: 1967-1971, B.A., Magna cum Laude) e também em teologia em nível de Mestrado pelo Biblical Theological Seminary (Hatfield, PA: 1971-1974). É doutorando em educação (Ed.D.), pela Liberty University (2016 - ). Ministrou módulos, como professor convidado, em curso de especialização oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Fundamentos Cristãos da Educação) e em curso de mestrado, oferecido pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Teológica Andrew Jumper. Na Igreja Presbiteriana do Brasil ocupou a presidência e, depois, a vice-presidência da Junta de Educação Teológica (JET) e já serviu em sua Comissão de Relações Inter-Eclesiásticas (CRIE) por dois mandatos, desde 2010. É membro da World Reformed Fellowship, Instituição cujo Conselho Deliberativo presidiu, em 2016. É autor de vários livretos e livros de teor teológico e de gestão administrativo-financeira. Foi dirigente de empresas industriais e comerciais, nacionais e multinacionais, nas quais ocupou diretorias em áreas industriais, administrativo-financeiras e na gestão geral. No Mackenzie, previamente à Diretoria Operacional de Educação Básica, ocupou a Diretoria de Planejamento e Finanças do Mackenzie, durante cinco anos e, por três anos, a Superintendência de Educação Básica.