Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

TCC

O TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) é uma atividade obrigatória de conclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É um trabalho acadêmico que expressa os conhecimentos adquiridos durante o curso, adequado ao Histórico Escolar do estudante e à sua capacidade de realização em relação ao método de trabalho e ao tema escolhido. Sua avaliação é pública e os trabalhos são defendidos oralmente perante Comissão Examinadora (Banca). O desenvolvimento do TCC é de extrema importância para o amadurecimento do aluno, preparando-o para a vida profissional, e enfatizando em sua realização a qualidade, o senso investigativo, a metodologia científica, a ética e posturas profissionais futuras.

Estágios

O Regimento Geral da  Universidade Presbiteriana Mackenzie dispõe, em seu art. 102, que a Coordenadoria de Estágios é o órgão especializado responsável pelo acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação dos estágios dos discentes, devendo contribuir para o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Cabe à Coordenadoria de Estágios, entre outras funções, incentivar parcerias entre a Universidade e as empresas e escritórios de advocacia, com vistas à implementação de experiência profissional complementar à grade curricular, de sorte a proporcionar uma visão real do mundo do trabalho.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são um componente curricular obrigatório do Curso.Correspondem a 200 horas de atividades acadêmicas, científicas ou culturais a serem desenvolvidas na Universidade ou fora dela, ao longo do curso de graduação, a fim de permitir que o aluno consiga desenvolver suas habilidades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.

As atividades são programadas de forma a permitir o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, mas, sobretudo, a consciência cidadã e solidária do acadêmico em ações que possuem vinculação direta com o curso de Direito e outras ciências sociais.

Atividades de Extensão

A Universidade sustenta-se pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. Se a função da Universidade é produzir conhecimento e torná-lo acessível, o que se dá através da pesquisa e do ensino, respectivamente, a extensão tem o papel preponderante de inserir a Universidade na concretude das relações sociais e suas situações cotidianas, tornando o conhecimento científico relevante, palpável, aplicável. 

A coordenação de extensão tem como objetivos estratégicos:

(i)            Desenvolver a extensão Mackenzie com maior aproximação da sociedade

(ii)          Ampliar a percepção do trabalho social da Universidade

(iii)         Integrar docentes e discentes com a comunidade

(iv)         Potencializar a função social da Universidade

Pesquisa / PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores.