Professora Márcia Braz apresenta palestra sobre educação continuada na Bett Educar 2019

Professora Márcia Braz apresenta palestra sobre educação continuada na Bett Educar 2019

17.05.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Professora Márcia Braz apresenta palestra sobre educação continuada na Bett Educar 2019

A atualização dos modelos de formação continuada dos professores foi o tema levado pela doutora e mestre em educação Márcia Braz, assessora didático-pedagógica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, para discussão na Bett Educar 2019, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Ao longo da sua participação, marcada por uma palestra ministrada no segundo dia da programação (15/05), a educadora propôs um debate sobre os parâmetros teóricos e práticos que podem subsidiar modelos de formação continuada de professores.

 

A professora destacou que os profissionais envolvidos na construção dos cursos de formação continuada para a educação básica ou superior devem, primordialmente, estar atentos ao modelo emergente de formação, ao estilo interativo-reflexivo, à visão psicossocial do grupo de professores em relação a determinados objetos simbólicos inerentes à docência e à modelagem de propostas de cursos a partir das políticas pedagógicas institucionais para subsidiar as ações formativas estabelecidas nos programas.

 

A ideia é conseguir traçar novas rotas para a atuação dos docentes em salas de aulas cada vez mais conectadas, imersas em inovações tecnológicas que reflitam na forma como os alunos interagem com os conteúdos e com a sala de aula. Para a especialista em educação, as mudanças curriculares recorrentes ainda não são garantia para que haja alguma alteração significativa no formato em que os professores administram suas aulas, diante do impacto provocado pela modernidade. Dessa forma, é preciso priorizar a formação continuada.

 

“As transformações nos modelos de ensino devem focar, principalmente, na formação de um corpo docente capaz de assumir uma reflexão crítica acerca do contexto experimentado em sala de aula, desenvolvendo pesquisas e ampliando o espaço de diálogo e troca de experiências entre os professores”, explicou Márcia Braz.

 

É importante, entretanto, conforme pontuou a especialista em educação, que haja um processo reflexivo, anterior a qualquer reformulação, acerca das perspectivas dos professores sobre o “ensinar-aprender e avaliar”. Essa etapa é importante para reunir informações a respeito das opiniões e das dificuldades dos docentes, e assim conceber estratégias mais assertivas para a reestruturação dos modelos de formação continuada.

 

Docente Mackenzista

 

No Mackenzie, o Programa de Formação Continuada e Desenvolvimento do Docente (PAPDD), que busca preparar os professores para os novos desafios em sala de aula, já é uma tentativa de respostas para a atualização dos profissionais. O projeto tem o objetivo de, em síntese, desenvolver perfis reflexivos, pesquisadores, capazes de trabalhar em grupos, facilitadores dos processos de ensino-aprendizagem e que caminhem ao lado dos referenciais teóricos da política institucional do Sistema Mackenzie de Ensino.

 

O PAPDD é nucleado e temático, pois destina-se aos três núcleos de gestores do Colégio, Núcleo I - Direção pedagógica - Coordenadores de segmentos - Orientadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais. O Núcleo II é formado pelos coordenadores de área e, o Núcleo III compõe todos os professores que atuam em sala de aula, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Cada etapa do Programa compreende uma temática com seus respectivos temas. As abordagens dos temas dependem dos espaços formativos em seus núcleos, assim como dos resultados de pesquisas feitas com os profissionais. Em 2018, a temática envolveu, entre outras questões, as metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e as reflexões teórico-metodológicas sobre o Ensinar-Aprender-Avaliar.

 

Nos encontros, os núcleos promovem discussões teóricas, vivências, oficinas, trocas de experiências e propõem redesenhos metodológicos. Posteriormente, há uma nova etapa de pesquisa com o grupo, com o intuito de perceber o ponto de vista do docente, seguida de uma avaliação do pr