Em um ano, a Faculdade Mackenzie de Brasília estabelece um dos NPJ referência no Centro-Oeste.

Por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), estudantes contam com formação marcada pela rotina de problemas jurídicos reais.

30.08.202208h02 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Em um ano, a Faculdade Mackenzie de Brasília estabelece um dos NPJ referência no Centro-Oeste.

BRASÍLIA, 30 DE AGOSTO DE 2022 -  O NPJ foi desenvolvido no modelo da Faculdade de Mackenzie de Brasília (FPMB), que atua com o objetivo de alinhar a teoria à prática, trazendo para dentro das salas de aula a realidade dos tribunais. Além disso, o projeto é, principalmente, uma maneira de levar assistência para a comunidade carente. 

Para o advogado, professor e coordenador do NPJ, Evandro Soares, o núcleo do Mackenzie de Brasília é um dos mais completos do Centro-Oeste, sendo referência na região. O destaque é devido às parcerias que a faculdade tem com a Defensoria Pública do Distrito Federal e com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), trazendo mais ação em relação ao atendimento e à produção de peças para os alunos.

 “Um segundo ponto a ser considerado, se trata da introdução do Simulador de Processo Judicial Eletrônico (PJE), que vai permitir que os estudantes também possam visualizar a realidade que hoje o advogado se defronta. Esse software auxilia no trâmite das suas peças e no correr com o processo cívil e trabalhista, se tornando um diferencial’’, destaca. 

Além disso, o NPJ conta com clínicas jurídicas que são destinadas a atender o público assistido do entorno e das regiões administrativas do DF. “Esse conjunto de obra, me faz afirmar que o núcleo da FPMB pode ser uma das referências do Centro-Oeste, e dentro desse contexto, ser um dos mais completos’’, afirma.   

Segundo a coordenadora, Suzana Viegas, o núcleo proporciona aos mackenzistas uma formação marcada pelo enfrentamento de problemas jurídicos reais, com a vantagem de prestar à comunidade carente assistência gratuita e de qualidade, viabilizando o acesso à justiça e reforçando os valores estruturantes da instituição de ensino. 

“A prática jurídica é parte essencial da formação do estudante do curso de Direito, pois o insere na realidade forense, na qual enfrentará questões que demandam soluções de diversos tipos, para as quais deverá estar preparado’’, destaca ela.

O NPJ atua por meio de convênios com a Defensoria Pública do DF e com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), além de promover clínicas jurídicas para atendimento à população carente da região. 

Na Defensoria Pública, os estudantes realizam atendimentos e redigem peças jurídicas na área cível. Em parceria com o TJDF, são prestadas orientações jurídicas a pessoas carentes que estejam participando de audiências de mediação desacompanhadas de advogado. 

Além disso, o Núcleo participa das clínicas jurídicas, em que os alunos têm a oportunidade de buscar soluções em diversas áreas do Direito, sobretudo em conflitos familiares e de consumo. O NPJ possui 4 semestres de Prática Jurídica, com uma carga mínima de 400 horas. 

 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie 

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura Empreendedora e inovadora. 

Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, comemorou-se os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Mais informações - https://www.mackenzie.br/faculdades/brasilia

 

Assessoria de Imprensa Mackenzie Brasília

Bruno Saviotti

bruno.saviotti@viveiros.com.br

(61) 98598-6889

Mateus Lincoln

mateus@viveiros.com.br

(61) 9524-6239