Manhã de Informação Profissional acontecerá no dia 10 de agosto

Manhã de Informação Profissional acontecerá no dia 10 de agosto

23.07.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Manhã de Informação Profissional acontecerá no dia 10 de agosto

Alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) poderão conhecer melhor as profissões e o mercado de trabalho 

 

Escolher uma profissão ou um caminho para seguir após a conclusão do ensino médio é sempre um desafio para os mais jovens e também, indiretamente, para aqueles que os acompanham ao longo da sua carreira estudantil, sejam os pais, os familiares, os professores ou até mesmo os amigos mais próximos. Com um mercado cada vez mais especializado em diversas áreas de atuação, a maioria dos secundaristas tende a se perder nas dúvidas provocadas por um mar de possibilidades de carreiras e futuros. 

 

Só para se ter noção, estima-se que, além das centenas - quiçá milhares -, de opções oferecidas nas Universidades e também fora delas, pelo menos 85% das profissões que estarão ocupadas em 2030 ainda nem foram inventadas. O número é de um estudo divulgado neste ano pela Dell Technologies, conduzido pelo Institute for The Future. O documento chama a atenção para o fato de que as habilidades e conhecimentos adquiridos agora podem fazer toda a diferença em quem quer estar empregado nas próximas décadas. Ou seja, não é só escolher o que fazer. É também se preparar para demandas que ainda não foram apontadas.

 

Nessa esteira, com o intuito de ajudar o aluno a encontrar o seu espaço e também a estar pronto para quaisquer propostas que venham a surgir no futuro, o Mackenzie está sempre pensando e executando projetos que desenvolvam os potenciais e deixem o amanhã um pouco mais nítido para os estudantes. Um deles é a Manhã de Informação Profissional, a MipMack, que terá sua quinta edição no próximo dia 10 de agosto, sábado, reunindo todo o ensino médio, universitários, professores e profissionais do mercado de trabalho para uma conversa sobre o que fazer quando a etapa escolar se encerrar.

 

Funciona da seguinte maneira: Os alunos da 1ª à 3ª série do Médio participam de uma pesquisa e contam para o Colégio quais dúvidas tem e quais áreas de atuação gostariam de conhecer mais. Com essas informações, a coordenação organiza e convida dois grupos de pessoas para apresentar cada ramo profissional escolhido pelos estudantes. Um é formado por antigos alunos do Mackenzie, que agora estão na Universidade preparando-se para aquela profissão específica. O outro, por pais de estudantes do CPMB que já trabalham na função destacada. 

 

Em um primeiro momento, de 8h às 9h da manhã, os universitários entram nas salas de aula para conversar sobre o cotidiano acadêmico e contar suas impressões. No segundo, de 9h às 10h, os profissionais assumem a aula para complementar a fala anterior com experiências relacionadas à vivência no mercado, além de explorar também os motivos que os fizeram optar por aquele setor e quais as perspectivas tem em relação ao próprio trabalho. Os estudantes poderão fazer perguntas e também opinar com suas impressões particulares acerca da área.

 

Em outra etapa, de 10h às 11h, cada profissional irá propor aos estudantes uma oficina relacionada à prática do seu ramo, com o objetivo de oferecer a eles o contato prático e mais direto com a função. Ao final da Manhã, das 11h ao 12h, os professores do Mackenzie ficam à frente das turmas para a aplicação da Avaliação Final. O exame tem o objetivo de avaliar como foi a interação do aluno com a profissão que ele escolheu conhecer mais.“A ideia é que o aluno pratique um pouquinho, sinta um pouquinho do que é a prática do profissional e, depois, fale sobre pontos negativos e positivos do que foi trabalhado, sobre a conclusão daquilo, sugira alguma intervenção futura ou alguma coisa que possa ser acrescida ou retirada”, explicou a professora Dóris de Freitas Costa, orientadora do Ensino Médio e idealizadora da MipMack.

 

“Entrei em 2013 e comecei a implementação dessa ideia em 2014. Queria dar a oportunidade de contribuir com a escolha profissional do aluno. É muito importante oportunizar que o aluno tenha contato com áreas de conhecimento”, frisou a orientadora. “Muito embora a gente saiba que a ramificação das profissões aumente a cada dia, e isso acaba provocando mais dúvidas no aluno, no momento em que oportunizamos mais informações sobre cada área contribuímos para que ele descubra pelo o menos o que ele não quer para o seu futuro”, completou. 

 

Participação 

 

A MipMack já teve suas inscrições encerradas. A atividade vale nota para todos os alunos. Um ponto em cada disciplina. Para cada área profissional, pré-escolhida pelos estudantes, houve uma lista de intenção de participação. “Porque eu tenho que garantir o mesmo número de alunos em todos os cursos. Cada sala é uma inscrição, ou seja, é um curso”, explicou a professora. O número de vagas ofertadas é a razão do total de alunos do Ensino Médio pelo total de cursos que serão oferecidos. Cada aluno poderá assistir a uma aula especial focada em uma das áreas de atuação escolhidas para serem apresentadas na Manhã de Informação Profissional. A 3ª série, usualmente, é priorizada com mais prazo para a inscrição nas atividades.

 

A convocação de antigos alunos do Mackenzie se dá pela formação de uma rede de comunicação com pessoas que passaram pelo CPMB e que agora estão em salas de aula universitárias. Essa rede ajuda a identificar os mackenzistas em cursos relacionados às áreas escolhidas pelos secundaristas e as respectivas disponibilidades para participação no projeto. Já os pais são verificados diretamente pela coordenação da Escola. “Sempre conseguimos que pelo menos 90% dos pais convidados participem da MipMack. Quando não conseguimos, chamamos alguém de fora”, acrescentou Dóris. 

 

“Quando trazemos mais parceiros para a escola, pais e ex-alunos, além da questão da fidelização dessas pessoas, temos o fato dos pais estarem mais próximos do Colégio, entendendo nossas estratégias e movimentos, temos a afetividade, que está diretamente ligada ao orgulho dos alunos ao verem os pais aqui dentro, e temos o espírito mackenzista, ou seja, estamos sempre juntos”, concluiu.

--

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098