Grupo de pesquisa trabalha Estudos do Futuro como ferramenta para criação de políticas públicas

Grupo de pesquisa trabalha Estudos do Futuro como ferramenta para criação de políticas públicas

15.08.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Grupo de pesquisa trabalha Estudos do Futuro como ferramenta para criação de políticas públicas

Pesquisadores do Mackenzie em Brasília querem fortalecer a utilização desta área como metodologia de formulação de políticas governamentais

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas Psicossociais sobre o Desenvolvimento Humano (GEPPDH) teve quatro trabalhos científicos aprovados para a XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais, que acontecerá de 25 a 28 de outubro, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Liderado pelas professoras doutoras Elisa Mara Silveira Fernandes Leão e Márcia Cristina Dantas Leite Braz, que é superintendente de Educação Técnica e Básica do Mackenzie, a equipe, formada por 15 estudiosos e pesquisadores, estuda o comportamento humano construído a partir das experiências formativas-profissionais e a partir de experiências religiosas, espirituais e de resiliência.

 

O grupo pretende alcançar o patamar de referência Latina na investigação de formatos que utilizem essa ciência para a formulação de estratégias, políticas e programas do Estado. “O grupo de pesquisa será importante para suprir uma lacuna existente no Brasil, no campo dos estudos de futuro, criando uma massa crítica por meio da realização de pesquisas e eventos, em especial, em planejamento por cenários”, explicou a professora.

 

“Espero que o NEP-Mackenzie se torne referência no Brasil e no mundo no campo dos estudos de futuro, em especial em planejamento por cenários. Espero que nos tornemos referência em pesquisa e produção de estudos de futuro”, completou.

 

Um dos objetivos do NEP-Mackenzie é a da produção e publicação pesquisa pura e aplicada no campo dos “Estudos de Futuro”, fruto da pesquisa desenvolvida pelo grupo em formato de livros ou de artigos científicos. Além disso, o grupo pretende desenvolver softwares de apoio para a realização de estudos prospectivos e a promoção de eventos de debate acerca de questões relacionadas ao futuro. A intenção é emplacar os artigos científicos em revistas e congressos,  publicar livros ou capítulos dessas publicações, disponibilizar aplicações tecnológicas, acumular dados históricos e de pesquisa para ampliar o espaço de discussão sobre “Estudos de Futuro”. Tudo dentro da orientação educacional e valores propostos pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). 

 

A equipe, coordenada pela Dra. Elaine Marcial é formada pelos pesquisadores Dr. Hércules Antônio Prado, da Embrapa e da Universidade Católica de Brasília (UCB), Dra. Silvia Kanadani Campos, Dr. Thomaz Fronzaglia, MSc. Lívia Abreu Torres e MSc. Marcos Antônio Gomes Pena Júnior, também funcionários da Embrapa; MSc. Marcello Pio, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Dr. Rodrigo Mendes Leal, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e MSc. Jhonathan dos Santos, do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea).

 

NEP-Mackenzie

 

O grupo de pesquisa foi lançado no final de outubro de 2018, focando seus primeiros dois meses de atuação na formulação do seu próprio planejamento estratégico, na organização do IV Encontro da Rede Brasileira de Prospectiva e na estruturação dos projetos de pesquisa para a participação em algumas chamadas públicas, como a da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a do programa Pró-Defesa IV, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com outras instituições como a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Escola de Guerra Naval.

 

No mesmo ano, o NEP-Mackenzie também desenvolveu o projeto “Conecta”, que tem por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que organiza em nuvem, em tempo real, informações e proposições que servem como biblioteca para futuras produções. 

 

Em 2019, o grupo já publicou dois artigos importantes. Um deles para o Congresso Internacional “KES 2019 - 23rd International Conference on Knowledge-Based and Intelligent Information & Engineering Systems”, que ocorrerá  no período de 4 a 6 de setembro em Budapest, Hungria. O objetivo do artigo é propor um modelo de ideação que suporte Estudos de Futuro. O segundo leva o nome do Núcleo de Estudos de Futuro da FPMB, que será publicado em setembro de 2019: “Cenários e estilos de formulação de estratégias em organizações públicas brasileiras”. 

 

Pesquisas

 

Além disso, há outras duas pesquisas em desenvolvimento: uma no campo da ciência pura (Projeto Define) e outra no campo aplicado (Projeto Megatendências Mundiais 2040). O Define tem como objetivo propor uma definição do objeto científico da disciplina planejamento por cenários. O projeto encontra-se em andamento com reuniões periódicas com os pesquisadores desde maio de 2019 e vislumbra-se a elaboração de mais de um artigo até meados de 2020. 

 

Já o Megatendências 2040 irá atualizar o trabalho de Megatendências 2030, conduzido pela professora Elaine Marcial, em 2015, que se propôs a enxergar o mundo no ano de 2030. No período de fevereiro a maio de 2019, foi realizada uma pesquisa internacional para coletar a percepção de especialistas quanto a permanências das megatendências 2030 até 2040. Os dados estão sob análise e o artigo em desenvolvimento.


Enquanto isso, o grupo de pesquisa irá realizar o levantamento de sementes de futuro. A intenção é a de que até o final deste ano os pesquisadores do NEP-Mackenzie consigam divulgar os resultados parciais e conduzir um workshop para a identificação das megatendências. O levantamento está dividido em cinco dimensões: Socio-demográfica, Geopolítica, Científica e Tecnológica, Econômica e Meio Ambiente.  

---

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098