Filósofo Roel Kuiper chega ao Brasil para discutir o “Capital Moral”

Renomado membro do Senado Holandês, professor Roel Kuiper apresenta palestra única no auditório da Igreja Presbiteriana Nacional para debater sobre seu livro, “Capital Moral”, tido pela crítica como uma contribuição sociofilosófica fundamental para as discussões contemporâneas acerca da sociedade

30.10.201916h57 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Filósofo Roel Kuiper chega ao Brasil para discutir o “Capital Moral”

O “Capital Moral”, obra do professor Roelof “Roel” Kuiper, que leciona “Filosofia Política Social” na Universidade Livre de Amsterdã, “Filosofia Reformacional” na Universidade Erasmus de Roterdã e “Questões Sociais” nas Universidades Christelijke Hogeschool Ede e Gereformeerde Hogeschool Zwolle, será tema de palestra ministrada por ele no auditório da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro, às 19h30. A participação é gratuita e aberta ao público. 

 

No livro, Roel analisa o desenvolvimento do pensamento moderno e demonstra o que uma abordagem cristã-filosófica pode oferecer para questões mais urgentes da sociedade moderna. O autor apresenta uma perspectiva sociológica e cultural sobre o atual momento de “desconexão” da população ocidental, provocado, segundo ele, pelo utopismo - que projeta para o futuro as esperanças e o cuidado com o mundo -, pelo engrandecimento da técnica - que influencia as relações humanas, dando-lhes um viés mecanicista - e também pelo que chama de “desvios emocionais do homem moderno”. 

 

Partindo dessas premissas, o professor demonstra como a noção de contrato social, na visão dele uma alternativa secularizada e reduzida do ideal de “pacto”, necessariamente conduz ao esfacelamento das relações de uma sociedade e ao crescimento da suspeita ou indiferença entre seus membros, desgastando, assim, o capital moral - segundo o acadêmico, imprescindível a todas associações e instituições humanas. 

 

Dialogando tanto com a tradição reformada quanto com o liberalismo e comunitarismo modernos, Roel dá continuidade, a seu próprio modo, a uma abordagem já iniciada por nomes como Daniel F.M. Strauss, filósofo sul-africano que é considerado o maior especialista do mundo na teoria dos aspectos modais, uma das principais características do pensamento do filósofo holandês, e Michael Walzer, filósofo político norte-americano, professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, oferecendo um sóbrio diagnóstico da atual crise das sociedades democráticas e liberais.