Equipe de Nado Sincronizado do Mackenzie se prepara para Panamericano UANA 2019

Equipe de Nado Sincronizado do Mackenzie se prepara para Panamericano UANA 2019

09.07.201915h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Equipe de Nado Sincronizado do Mackenzie se prepara para Panamericano UANA 2019

Grupo intensifica treinamentos, participa de clínica de alto rendimento e foca todas as atenções na principal competição de Nado Sincronizado das Américas para as categorias Júnior e Sênior

 

Quatro atletas da equipe de Nado Sincronizado do Mackenzie participam em agosto, na cidade de Windsor, município da província canadense de Ontário, do Campeonato Panamericano de Natação Artística da União Americana de Natação (UANA) 2019. Jullya Costa Magalhães, Vitória Diegues Brasil, Ana Clara Lobato e Farias Machado e Claudiane Letícia Alves das Neves disputarão os pódios do torneio, que é um dos maiores eventos esportivos da modalidade, para as categorias Júnior (até 12 anos) e Sênior (13 a 15 anos). O Pan ocorrerá entre os dias 19 e 24, no Windsor International Aquatic & Training Center (WIATC), reunindo 15 países e quase 200 atletas. 

 

A expectativa é que as meninas consigam trazer alguma medalha pra casa. “Será uma experiência maravilhosa pro grupo, antes de mais nada, porque vamos com a ideia de aprender também. Mas, vamos levar competitividade para surpreender a arbitragem e brigar por medalha”, avisou a professora de educação física e treinadora da equipe de Nado Sincronizado do Mackenzie, Simone Formiga. 

 

As meninas vem se preparando há meses para a competição. São 14 horas de treinamento por semana, divididos em cinco dias. De segunda a quinta, as estudantes treinam por duas horas e meia, e no sábado dedicam mais quatro horas, das 8h às 12h , aos exercícios. Como parte da estratégia de treinamento, a equipe participou do 4º Open de Nado Artístico, no final de junho, em São Paulo, e ficou em segundo lugar na classificação geral, competindo com times de outros países.

 

Em julho, as meninas passaram oito dias praticando fora da piscina, focadas em exercícios de musculação, combinados com atividades de aumento de força, feitas no elástico, e treinos voltados para a isometria - técnica que consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo para desenvolver e fortalecer a musculatura. 

 

Clínica de Alto Rendimento

 

Na semana passada, há poucos dias antes do início da competição, Jullya e Vitória viajaram para Bracebridge, também localizada em Ontario, para participar, entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, da SyncEffect, uma clínica de treinamento de alto rendimento. Ana Clara e Claudiane não poderão participar por conflitos de agenda. 

 

“Será fundamental pra elas, principalmente devido às pessoas que estarão à frente. As atividades são lideradas e ministradas pela canadense Sheilagh Croxon, treinadora duas vezes medalhista olímpica, pela japonesa Chihiro Ishii, treinadora principal da seleção do Canadá, com 20 anos de experiência à frente de equipes de Nado, e pela russa Olga Novakshchenova, ex-atleta que participou de três olimpíadas e ganhou duas medalhas de ouro”, acrescentou Simone Formiga.

 

A SyncEffect é dividida em campos de treinamento intensivo, com palestrantes motivacionais, aprendizado consciente, orientação técnica e mentoria individual. A clínica oferece profissionais especialistas na seleção de músicas, desenvolvimento de coreografias, conscientização corporal e fortalecimento. Isso somado a uma imersão total em natação artística, focada no desenvolvimento de rotinas de coreografias do início ao fim. “Ensinamos os nadadores a ir além da técnica e pensar como campeões”, explica Sheilagh Croxon.

 

“Entre outras coisas, atender atletas e treinadores descobre que esta jornada não é apenas sobre atletismo e medalhas, mas sobre lições vitais vitais que, uma vez aprendidas, nunca as deixarão”, completou a treinadora. 

 

Panamericano UANA 2019

 

O Panamericano UANA é reconhecido como a principal competição das categorias Júnior e Sênior das Américas. O evento está no Canadá pela quarta vez.  “A cidade de Windsor está animada para sediar o Campeonato Panamericano de Natação 20197, com mais de 200 atletas, 22 eventos competitivos e 100 treinadores e oficiais”, disse o prefeito de Windsor, Drew Dilkens. 

 

“Com o histórico comprovado de Windsor como sede de prestigiados eventos esportivos como a FINA World Diving Series, os Campeonatos Mundiais de Natação da FINA (25m), CARHA, Memorial Cup e os Jogos Internacionais Infantis, esperamos fornecer a mesma dinâmica e experiência inclusiva para os participantes e espectadores da UANA ”, completou.

 

Durante os seis dias de competição, os nadadores das faixas etárias de 12 anos, 13 a 15 anos, juniores e seniores estarão competindo em cinco eventos: Solo, Dueto, Dueto Misto, Equipe e Combinação Livre. Ao todo, mais de 200 atletas de mais de 15 países devem competir com suas equipes.

 

Em 2018, o Windsor International Aquatic & Training Center sediou uma competição nacional de natação artística pela primeira vez, recebendo uma edição muito bem-sucedida do Campeonato Nacional Canadense. “Windsor oferece as condições ideais para a realização de eventos”, comentou o diretor de eventos de natação artística do Canadá, Stéphane Côté.

 

"Eles não têm apenas um Centro Aquático de classe mundial com águas profundas, grandes galerias e uma equipe dedicada ao evento, mas também podemos hospedar nossos hóspedes em hotéis para hóspedes a pé que estão idealmente localizados em frente ao rio. Estamos ansiosos para receber um evento que será lembrado por muito tempo por todos os atletas, treinadores, autoridades e voluntários!”, completou. 

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098