Desafio Jurídico do Mackenzie Brasília coloca estudantes de Direito em simulação incomum

Mackenzie Brasília desafia seus estudantes ao mercado de trabalho

21.12.202009h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desafio Jurídico do Mackenzie Brasília coloca estudantes de Direito em simulação incomum

Misturar teoria e prática é uma propaganda comum da maioria das Instituições de Ensino Superior, hoje em dia, devido à demanda do mercado por profissionais que consigam pensar soluções e executar as demandas com eficiência. A cada ano, a academia procura novos modelos de ensino que busquem a aproximação dos graduandos com a vida no mercado de trabalho, não só para atuação como estagiários ou trainees, mas para saírem dos respectivos cursos prontos inclusive para a resolução de crises, análises e gestão.

 

Na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, o curso de Direito já foi estruturado sobre essa lógica. Em todos os períodos, desde o primeiro mês de aula, os estudantes do 4º período mantém um compromisso acadêmico com a prática profissional. Ou seja, estão inclusos no currículo da graduação não só os componentes curriculares voltados à discussão teórica, como há também projetos, atividades extras e aulas - todos ligados intimamente à atuação no mercado de trabalho. Os Mackenzistas são provocados constantemente a conectarem os conteúdos apreendidos em sala com as melhores práticas do mercado. Até que o convívio com o universo profissional se torne orgânico na própria sala.

 

No segundo semestre deste ano, o primeiro Desafio Jurídico do Mackenzie Brasília marcou a realização de mais um passo dessa proposta do projeto pedagógico da Faculdade. Os estudantes, ainda no 2º ou no 4º período, foram colocados em uma atmosfera profissional não só para testar o conteúdo assimilado, mas também para experimentar a postura de um operador ou operadora de Direito, além da linguagem jurídica. Separados em equipes e ainda no modelo remoto, os graduandos correram contra o tempo construindo as melhores saídas e resoluções para conflitos jurídicos em ações que envolviam um caso sobre a Mistanásia. Na história (real), uma pessoa diagnosticada com câncer sofre consequências em função da falta de atenção do Estado.

 

“Tema da mais alta relevância, considerando-se, inclusive, o contexto da pandemia e de tanto sofrimento que grande parcela da sociedade está vivenciando nestes dias, quanto às questões de saúde pública; afeta, basicamente toda a sociedade, de forma direta ou indireta.”, destacou Valter Matos, estudante do 4º semestre de Direito na FPMB.

 

Os integrantes de cada grupo trabalharam provando habilidades com a capacidade de desenvolvimento de uma boa fundamentação para responder a três questões sobre o caso principal. Além disso, foram testados em casos adjacentes, conectados ao acontecimento central e problematizados, especificamente, por cada um dos Componentes Curriculares estudados. Os professores foram os responsáveis por apresentar os casos, dia após dia, durante toda a semana. 

 

“Uma proposta inovadora e realmente desafiadora. Destaco dois aspectos, de extrema relevância para todo o corpo discente: oportunidade de pesquisa e aprofundamento sobre um tema muito importante para o mundo jurídico e para toda a sociedade; oportunidade de desenvolvimento das competências de argumentação, tanto escrita quanto verbal (para muitos alunos, talvez a primeira experiência de uma sustentação oral de que participaram)”, acrescentou Valter.

 

Os estudantes tinham um prazo para construir as soluções das questões diárias, bem como as saídas para o litígio central. As respostas eram apresentadas formalmente a professores escolhidos para comporem uma mesa de avaliação. Tudo ocorreu em uma grande simulação, que teve como espelho as bancas organizadas por renomados escritórios de advocacia. A ideia foi justamente  criar laços ainda mais íntimos entre os Mackenzistas e o modo de operar dos ambientes de mercado. 

 

“Para todos os alunos de Direito, tenho certeza que o Desafio Jurídico é um evento que lembra sobre o brilho da carreira de futuros juristas. Então, ter essa semana especial de negociação e discussão é, simplesmente, a aplicação de todas as aulas e conteúdos que são passados durante todo o semestre. Sem contar que é essencial para todas as portas que uma graduação em Direito abre, uma vez que exercita negociação, retórica e escrita. É uma experiência muito rica!”, acrescentou Rebeca Bastos, do 2o período de direito.

 

Século 21

 

Nas entrelinhas, a proposta do Desafio Jurídico é também levar os graduandos ao contexto do século 21, em que soluções prontas ou óbvias não são as mais viáveis. O projeto evidenciou que há uma necessidade diária de se reconstruir enquanto profissional, seja no Direito ou em outras áreas. Inclusive driblando problemas como a necessidade de distanciamento em decorrência da pandemia do coronavírus.

 

“Claro que se fosse presencial teria sido ainda mais divertido. Foi uma experiência nova, mas que não tirou menos da responsabilidade, e até um pouco de nervosismo, da apresentação. A proposta do Desafio Jurídico é diferente de tudo o que podia imaginar que teria em um curso de graduação. Para falar a verdade, já tinha assistido em um filme uma atividade parecida, mas não esperava que poderia um dia participar de algo assim. É uma experiência muito boa, sem contar que também nos dá um vislumbre de como é a vida prática de um jurista.”, complementou Rebeca.

 

A intenção do Mackenzie é justamente colocar os estudantes em circunstâncias da vida profissional em que eles ainda nem tenham sonhado a respeito. Para encontrarem a vida profissional em um estágio de amadurecimento mais avançado. “O Mackenzie abrirá essa oportunidade aos alunos, inclusive por meio de metodologias ativas de aprendizagem. O Desafio, que funcionou como um evento de simulação da ONU, explorou e sublinhou aos estudantes, também, as habilidades, as atitudes e os métodos que eles precisam trabalhar. Eles saíram desse desafio conscientes do que precisam desenvolver. O diferente, aqui, é que o Mackenzie os acompanhará nesse trajeto, trabalhando junto, lado a lado, para que eles se tornem profissionais de excelência.”, concluiu o professor Mac Cartaxo, coordenador do curso de Direito da FPMB. 

 

---

 

Mackenzie Brasília
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

--

Assessoria de Comunicação

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521-9398 | (61) 98623-2599