As características do futuro e a estratégia

As características do futuro e a estratégia

20.08.201915h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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As características do futuro e a estratégia

Por Elaine Marcial*  

 

A maior parte das organizações desenvolve seus processos de formulação de estratégia sem se preocupar com o futuro. Algumas até se preocupam com futuro, levantam tendências e previsões, mas não se dão conta das características do futuro e formulam estratégias equivocada e tomam decisões errôneas.

 

Mas quais são as características do futuro com as quais as organizações devem se preocupar? Destacamos seis que interferem no processo de construção de informação a respeito dele.

 

O futuro ser múltiplo e incerto, como argumentado por Michel Godet, é a primeira delas. Isso significa que a partir do hoje ele se abre em múltiplas possibilidades e que nenhuma delas está determinada, irá depender das decisões e ações de atores diversos. Como não conseguimos saber, de antemão, o que irá acontecer, a incerteza está presente. Ela faz parte do futuro e ainda é maior em ambientes turbulentos e disruptivos como os de hoje.

 

O futuro sempre nos surpreende com eventos inusitados. Eventos esses difíceis de serem antecipados e que surpreendem a todos, a exemplo dos cisnes negros definidos por Nacim Taleb. Essa segunda característica do futuro de ser inusitado o torna ainda mais incerto. Logo, as organizações devem possuir sistemas de monitoramento permanentes para conseguir captar os sinais de possíveis mudanças.

 

Como o futuro não existe, ou seja, está ainda por ocorrer, toda e qualquer visão construída a respeito dele é um constructo da nossa imaginação – terceira característica do futuro. O máximo que conseguimos é imaginar as diversas possibilidades de futuro. Isso não significa que as organizações não devam estudar e produzir informações sobre o futuro, mas devem ter consciência de que são apenas possibilidade frutos de visões informadas construídas.

 

Apesar de inusitado e incerto, o futuro é sempre influenciado por grandes forças que estão em operação no ambiente e que contribuem com sua construção – quarta característica do futuro. Referem-se, em geral, à megatendências como o envelhecimento da população ou a avanço das tecnologias da informação e comunicação, modificando o ambiente de trabalho e de produção, bem como as relações sociais.

 

Entretanto, a atuação de agentes pode gerar eventos inusitados que causem rompimento dessas grandes forças em operação no ambiente. Ou seja, o futuro também tem seu curso alterado pelas decisões tomadas pelos atores, que moldam o futuro ao buscarem implementar suas estratégias e desejos – quinta característica do futuro. Um ator modifica o ambiente ao realizar investimentos e ações para atingimento de seus objetivos estratégicos ou para evitar a ocorrência de algum evento inoportuno. Por sua vez, os demais atores existentes no ambiente reagem a esse movimento, ou no sentido de amplificá-lo, ou para impedir sua ocorrência. O futuro se constrói por meio do resultado desse confronto de estratégias dos diversos atores e, assim, vão moldando o curso dos acontecimentos, mudando o porvir a todo momento.

 

Por fim, a sexta e última característica do futuro representa a impossibilidade de ser previsto. Essa característica é o resultado de todas as outras. Sendo o futuro múltiplo e incerto, a previsão não faz sentido, visto que representa uma visão única de futuro. Para Taleb, o inusitado sempre surpreende a todos e é impossível de ser previsto. Sendo um constructo da nossa imaginação e cada ator pode construir o seu, não existe um único futuro a ser previsto, há futuros distintos construídos por cada ator. Por fim, apesar da existência de forças ambientais, elas podem ser rompidas ou por eventos inusitados ou pelo confronto da estratégia dos atores cujo resultado, em sua maioria, é impossível de ser previsto.

 

Todas essas características do futuro, sintetizadas na Figura 1, devem ser observadas quando se produz informação sobre ele para subsidiar os processos decisório e de planejamento estratégico. Até porque planejar é realizar apostas nesse futuro incerto. É nesse contexto que a construção de cenários ganha espaço, por ser a metodologia que consegue capturar todas as características do futuro.

 

Figura 1 – Característica do futuro

 

Então, sua organização realiza a formulação de estratégia com base em cenários? Ela está preparada para esse futuro cada vez mais incerto e disruptivo?

 

Elaine C. Marcial é Doutora em Ciência da Informação e coordenadora do Grupo de pesquisa em Estudos de Futuro da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília – NEP-Mackenzie.  

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer 

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