Alunos do Mackenzie enfrentam 34 quilômetros na água para atravessar o Canal da Mancha

Alunos do Mackenzie enfrentam 34 quilômetros na água para atravessar o Canal da Mancha

10.06.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Mackenzie enfrentam 34 quilômetros na água para atravessar o Canal da Mancha

Mackenzistas percorreram distância na piscina do Colégio para experimentar desafios impostos pela distância da travessia. Fraldas geriátricas arrecadadas na inscrição para a prova serão doadas pelos próprios estudantes a instituição responsável por acolher pessoas com deficiência.

 

Atletas, entusiastas da natação e estudantes do Colégio Presbiteriano Mackenzie de Brasília (CPMB) se juntaram à comunidade do Distrito Federal em um desafio audacioso: atravessar o Canal da Mancha. Ao lado de familiares, amigos e outros interessados na aventura, eles nadaram os 34 quilômetros (Km) do percurso em piscinas, revisitando uma das experiências esportivas mais desafiadoras do mundo. 

 

Ao todo, 80 nadadores participaram e concluíram a prova. No total, foram 2.023 Km percorridos, considerando cada braçada dada pelos inscritos, entre os quais estavam também 34 alunos do Colégio La Salle de Águas Claras. Entre os objetivos da prova estava expor os participantes à vivência parcial da façanha, promovendo o rompimento de limites individuais no lido com um dos principais obstáculos impostos pela travessia: a distância. 

 

Em média, pessoas preparadas para percorrer o intervalo, que liga a Grã-Bretanha ao norte da França, levam de 13 a 15 horas para completá-lo, com cerca de 42 mil braçadas. Na Capital Federal, os competidores tiveram 20 dias para atingir a meta, do dia 27 de maio até o dia 19 de junho. Os atletas do Mackenzie avançaram a distância chegaram ao objetivo em 21 treinos oferecidos pelo Colégio, com 50 minutos de duração, cada. 

 

Os alunos participantes tiveram algumas ajudas para concluir percurso, fora da água. A primeira foi direta: se conseguissem bons resultados nos exames aplicados em sala de aula (notas acima de 9), ganhavam 500 metros a mais - que puderam ser acumulados na ocasião de o desempenho ter sido alcançado em mais certames. A segunda é indireta, um incentivo. Todos os inscritos puderam cadastrar pais, responsáveis e colegas para participar da disputa por terra, fosse correndo ou caminhando. 

 

A terceira foi um misto. Eles puderam receber de presente metros ou Km extras completados por participantes que já estivessem além dos 34 km. “A participação foi bastante ativa, recebi vários prints, diariamente, com os percursos nadados, corridos ou caminhados. Eles estiveram muito empenhados em chegar ao fim”, disse o professor e treinador de natação, Renato Dourado, idealizador do “Desafio Canal da Mancha - Nadando e correndo para o bem”.

 

A vontade de concluir o Desafio teve um motivo divertido e um especial para os mackenzistas, em especial. Renato Dourado prometeu colorir o cabelo por uma semana e posteriormente permitir que os alunos do Colégio o raspem. “Isso somente se todos, todos os inscritos concluíssem o desafio. Foi uma forma de estimular a garotada, e funcionou, afinal, foram os estudantes que escolheram esse prêmio. Meu cabelo já está rosa, resta raspar”, brincou o professor. 

 

Já o especial se deve à inscrição. Para entrar na travessia, os participantes tiveram de pagar com um pacote de fraldas geriátricas. O material arrecadado, 90 pacotes (843 fraldas), foi doado para uma instituição que acolhe pessoas com deficiência. “Esse projeto teve um outro objetivo como pano de fundo, que foi o de aproximar os estudantes, principalmente, de uma realidade diferente. Essas fraldas foram doadas diretamente por eles para que possam conhecer as pessoas da instituição e trocar experiências”, completou o treinador.

 

Entre os inscritos estiveram mais de 20 pais e responsáveis cadastrados para terminar o caminho correndo ou andando. Para os mackenzistas, houve a possibilidade de participar individualmente ou em dupla, no caso daqueles que estão na pré-equipe de natação do Colégio. 

 

Destaques individuais

 

O destaque individual  entre os alunos do Mackenzie foi o atleta Bruno Tito (11), do 6º ano, que nadou mais de 48 Km. Entre as duplas os irmãos Pedro Dionísio e Marina Coelho percorreram a distância de 42 quilômetros. Considerando alunos do Colégio Mackenzie que já nadaram pela escola e hoje treinam em outros clubes, Miguel Diniz (14), aluno do 9º ano, nadou mais de 90 km.

 

Longe da piscina, Aline Mendonça (47), mãe de Bruno Tito, somou 11 Km corridos. “A ideia de envolver os pais promoveu a atividade física em casa. Recebi até mensagens de pais agradecendo pelo estímulo para voltarem às práticas esportivas", avaliou o professor Renato.

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098