Alunos do ensino médio estudarão conceitos da física observando saltos de César Castro

Alunos do ensino médio estudarão conceitos da física observando saltos de César Castro

21.05.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do ensino médio estudarão conceitos da física observando saltos de César Castro

O atleta olímpico de saltos ornamentais César Castro, professor de Educação Física do Colégio Presbiteriano Mackenzie, e o professor de física do ensino médio da instituição Nelson Braga irão misturar suas disciplinas para uma aula diferente, no dia 5 de junho. A ideia principal é condensar a teoria e a prática, ensinando e discutindo conceitos específicos estudados pelos alunos na disciplina da ciência natural a partir de dados técnicos aferidos durante saltos executados pelo ex-competidor.

 

A aula será apresentada para estudantes do 1º ano e do 3º ano do ensino médio, no auditório do Colégio. “O conteúdo que iremos abordar é um conteúdo para alunos do 1º, porém, em virtude da proximidade do Enem, que cobra com bastante frequência matérias estudadas nesta etapa do ensino médio, os alunos do 3º ano também participarão para que possam fazer uma revisão a respeito do assunto”, explicou Nelson Braga. Entre os tópicos abordados estarão a “Queda Livre” e o “Lançamento Oblíquo”.

 

César Castro levará aos alunos, em vídeos e ao vivo, dois saltos. O primeiro será do trampolim de três metros, o mesmo que o levou a duas finais nos jogos Olímpicos de Atenas (2004) e do Rio de Janeiro (2016), respectivamente. O segundo será de uma altura maior. Ele saltará do trampolim de 10 metros, altura aproximada de um edifício de três a quatro andares. Ambos os saltos servirão para a análise técnica, acadêmica e teórica do professor junto ao grupo de alunos, com a ajuda de um software.

 

“É um aplicativo muito utilizado por treinadores, você faz uma imagem do salto, e pode, posteriormente, colocar pontos e gráficos na imagem do atleta para ver a angulação da execução. É possível verificar o ângulo do corpo na hora da saída, durante o salto e no momento final, por exemplo. Tudo isso auxilia o treinador a fazer ajustes com o atleta e servirá para que o professor possa ensinar a prática da parte teórica”, explicou César Castro.

 

Desafios

 

Antes de se direcionarem ao tanque de Saltos Ornamentais, no entanto, os alunos, terão um espaço para conversar com César Castro a respeito da sua trajetória como competidor. Castro irá destacar aos estudantes os desafios enfrentados por ele nas quatro Olimpíadas que participou, bem como as dificuldades experimentadas em outras grandes competições oficiais, dando ênfase aos treinos, à dedicação contínua, às derrotas e também às vitórias.

 

“Ele vai mostrar a eles o quanto se dedicou, as pressões às quais foi submetido, como superou cada dificuldade e os próprios limites. Enfim, será uma conversa sobre a vida de um atleta, mas também sobre a vida deles, estudantes, que estão pressionados com conteúdos, provas, cobranças, seja na escola ou em outros lugares. O objetivo é motivá-los a ir além, a alcançarem seus objetivos”, disse Nelson Braga.

 

“Vou mostrar que o que um atleta enfrenta não é muito diferente do que um estudante enfrenta para o vestibular. A tensão, a preparação, o equilíbrio das coisas”, acrescentou César Castro, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Atenas (2004), de Pequim (2008), de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016), e nos jogos Pan-Americanos de Rio de Janeiro (2007) e de Guadalajara (2011).

 

O saltador chegou a duas finais olímpicas (Atenas e Rio de Janeiro), possui duas medalhas de prata (Rio de Janeiro) e uma de bronze (Guadalajara) em jogos Pan-Americanos, além de cinco títulos Sul-Americanos e 12 medalhas em etapas do Circuito Mundial.

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098