Alunos de administração do Mackenzie Brasília dirigem empresa em simulação

Jogo de Empresas estimula alunos a projetarem ações estratégicas e lidarem com as pressões do mercado

24.10.201917h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos de administração do Mackenzie Brasília dirigem empresa em simulação

Em acordo com o ritual inovador que conduz o espírito acadêmico do Mackenzie, as aulas do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) ganharam mais uma solução tecnológica para o Laboratório Interdisciplinar - componente curricular responsável por, desde o 2º semestre, aproximar os graduandos da prática profissional. Trata-se do jogo de empresas SDE - Simulação de Estratégia, atividade digital que insere os alunos no contexto da gestão administrativa de um oligopólio. Os estudantes precisam planejar um novo empreendimento que irá produzir e comercializar o Refrigerador Portátil de Bebidas (RPB), um produto sem similar, que concorre com outras empresas simuladas em diversos mercados. 

 

Ao todo, são cinco, seis ou sete empresas que disputam entre si, de 2 anos (8 trimestres) a 2 anos e meio (10 trimestres), em três regiões de mercado. A competição exige a escolha de diferentes estratégias de ação, onde questões relativas ao risco e ao retorno de empreendimentos podem ser articuladas de diferentes maneiras para atingir os objetivos de longo prazo. O jogo propõe um mercado dinâmico e competitivo, com a participação de diversos agentes econômicos. Todos atuando como parceiros institucionais externos.

 

O SDE se divide em quatro etapas. A primeira é a da “Preparação”, em que são apresentados o jogo, o modelo de negócios e as regras. A seguinte é a do “Planejamento”, com o diagnóstico estratégico, a macroestratégia e as estratégias funcionais. O próximo passo é o da “Implementação”, em que serão trabalhados o marketing, a produção, a estratégia e as finanças. Por último vem a “Avaliação”: ao final da simulação, a performance dos grupos é avaliada com base na análise e cotejamento dos resultados obtidos com os objetivos estratégicos inicialmente estabelecidos.

 

“O jogo de empresas SDE – Simulação de Estratégia é uma potente ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da visão estratégica de negócios, habilidade fundamental para manter a empresa ajustada às demandas do meio onde atua”, explica o professor Alex Fabiane, coordenador do curso de Admnistração da FPMB. “Amplia o leque de competências profissionais dos alunos, permitindo uma visão holística da gestão empresarial”, completa.