Alunos da primeira turma formada no Mackenzie se reúnem no Colégio para aula da saudade

Alunos da primeira turma formada no Mackenzie se reúnem no Colégio para aula da saudade

02.07.201914h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos da primeira turma formada no Mackenzie se reúnem no Colégio para aula da saudade

“Uma vez Mackenzista, sempre Mackenzista”. Encontro serviu para amenizar a saudade, relembrando as emoções de histórias ocorridas há 20 anos.  

 

Duas décadas após a aula final da última série escolar, em 1998, alunos da primeira turma formada no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) retornaram à instituição para reencontrar os amigos e matar a saudade. A reunião, organizada pelos próprios antigos estudantes do CPMB, com apoio integral da unidade Brasília do Mackenzie, ocorreu no último sábado de junho, dia 29, seguindo uma programação especial, recheada de lembranças, boas histórias e muitos sorrisos. 

 

“A emoção tomou conta dos alunos e dos professores. Muitas lembranças boas. Revendo velhos amigos. Lembrando dos amigos que não estão mais entre nós. A palavra que definiu esse encontro foi emoção. O Colégio Mackenzie nos acolheu muito bem”, frisou Ramon Barreto (37), oftalmologista, um dos organizadores do evento. 

 

Os adolescentes do final da década de 1990 retornaram adultos, com suas famílias formadas, no final da década de 2010, para celebrar as trajetórias e dividir a vida que alcançaram após a formatura do ensino médio. “O Mackenzie foi fundamental na formação das pessoas que somos”, destacaram os participantes. 

 

“O Mackenzie teve participação essencial, aliás, no profissional que sou hoje. Nossa turma se formou na mesma época em que o Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi iniciado. Então, foi um desafio para todos nós. Mas sempre fomos muito incentivados, apoiados e tivemos todo o suporte para avançarmos às Universidades”, contou Rafael Maurno (38), hoje urologista. Maurno foi o melhor aluno da turma de 98, sendo inclusive homenageado no formatura com uma placa feita pelo Mackenzie. “Reconhecimento pelo resultado que eles me ajudaram a alcançar”,acrescentou ele. 

 

O evento se dividiu em três momentos. Primeiramente, os veteranos foram recepcionados com um brunch na porta do auditório principal, onde, posteriormente, uma aula da saudade, preparada com professores daquele período, foi ministrada. A “chamada”, como nos tempos de Colégio, foi feita, e cada um daqueles que eram listados se posicionava à frente dos demais para contar sobre os caminhos que percorreu ao longo dos 20 anos em que estiveram distantes. 

 

Cada relato, acompanhado com música, piadas e memórias, rendeu de lágrimas a muitos suspiros, aplausos e risadas. No final, todos pareciam de volta à sala de aula. “Hoje, são nossos filhos que estudam aqui e é sempre uma emoção cruzar esses portões para deixá-los no Colégio”, lembrou uma das antigas alunas. Posteriormente, o Mackenzie ofereceu um almoço aos presentes, permitindo mais um momento de visitação aos tempos em que eles escreviam as primeiras páginas do Colégio na Capital Federal.

 

“Só recebemos feedbacks positivos, inclusive dos cônjuges dos colegas. Ressaltaram a importância em manter as amizades dessa época tão marcante em nossas vidas”, destacou Ricardo Medeiros 38, hoje bancário, outro componente da cúpula responsável pela organização do dia. 

 

“O destaque foi ver a importância que os professores deram ao serem lembrados e convidados. Os depoimentos sinceros e emocionados, para mim, foi a grande revelação. Difícil citar um, mas, quando o professor Adaílton disse que atrasou sua viagem internacional e escolheu ficar para nos prestigiar em vez de estar com a família, foi tocante. Todos os depoimentos foram tocantes, mas o sacrifício feito por ele, pra mim, foi chocante”, acrescentou Diogo Nunes (40), hoje jornalista e advogado, que também participou da promoção do encontro de antigos alunos.

 

Reunião

 

A proposta dessa reunião começou a ser idealizada em junho de 2018, quando Ricardo conversou com Ramon sobre a data marcante, que ocorreria no ano seguinte. “Ele falou comigo a respeito dos 20 anos de formatura e lembrou que fomos a primeira turma de formandos do ensino médio do Mackenzie. O assunto ficou parado até outubro do ano passado quando decidimos fazer um grupo de WhatsApp, reunindo alunos doMackenzie formados em 1998”, relatou Ramon Barreto.

 

“Eu tinha contato com umas pessoas, o Ricardo com outras. O Diogo Coelho foi quem mais tinha contatos e foi procurando o nome das pessoas e encontrando e adicionando. Quando percebemos, o grupo tinha mais de 130 pessoas. Após filtrar quem tinha formado em 98, o grupo ficou em cerca de 110 pessoas”, continuou.

 

O grupo, então, entrou em contato com o professor Walter Eustáquio Ribeiro, diretor-geral do Mackenzie Brasília, e informou sobre a ideia de reunião da turma. “Marcamos de nos encontrar no Mackenzie em novembro de 2018. Fui muito bem recebido pelos professores Walter e Marco Antônio, sendo este fundamental para que a aula da saudade acontecesse”, concluiu.

 

Devido ao curto prazo para planejamento, os veteranos mackenzistas e a direção do Colégio decidiram realizar o reencontro neste primeiro semestre de 2019. Inclusive para possibilitar a presença de pessoas que estavam fora de Brasília. Em votação, a turma de egressos optou pela data de 29/06/2019 e iniciaram a busca por antigos professores. 

 

“Todos que contactamos foram bem receptivos. Queríamos encontrar mais professores, mas vários não conseguimos o contato. Alguns têm o nome e sobrenome com vários homônimos, o que dificultou a busca pelo Facebook e Instagram”, observou Ramon Barreto. Ao todo, oito professores foram contactados pelas redes sociais. 

 

Com a definição da data e a confirmação dos participantes, formou-se uma Comissão Organizadora, liderada por Ramon, que tratou de orçar os custos do evento e dividir entre aqueles que garantiram presença. “O Mackenzie foi fundamental, ajudando em todos os detalhes”, frisou.

 

A ideia de novos encontros não está totalmente descartada. “Quem sabe comemorar 25, 30, 50 anos. O sucesso dessa aula da saudade certamente será inspiração para outros encontros. Não só da nossa turma, mas de outras turmas também. Fiquei sabendo esses dias que há pessoas da turma de 99 pensando em um Encontro também. Se o Mackenzie fizer um dia dos Veteranos, estaremos lá com toda certeza”, completou.

 

O Mackenzie se comprometeu em abrir as portas para outras reuniões de antigos alunos. “Estaremos prontos para acolhê-los e viver momentos como esses”, sublinhou o professor Marco Antônio, assessor de Direção da unidade Brasília. O professor Walter Eustáquio Ribeiro, que também falou aos alunos lembrou: “Essa também é a casa de vocês e queremos sempre tê-los por perto”.