Monitoramento Ambiental

Faculdade Brasília

Compartilhe nas Redes Sociais

O processo de formulação de estratégias vencedores requer informação sobre o futuro. Entretanto, o ambiente incerto e disruptivo em que nos encontramos demanda formas inovadoras e criativas para auxiliar no processo de formulação dessas estratégias nas organizações. Nesse contexto, torna-se fator crítico de sucesso o monitoramento permanente do ambiente para que as organizações e seus tomadores de decisão não sejam surpreendidos.

A atividade de inteligência fornece métodos e ferramentas que ajudam nessa tarefa tanto no que diz respeito ao monitoramento do ambiente externo quanto do interno apoiando o monitoramento dos indicadores construídos por meio da utilização de métodos como o BSC.

Objetivos

Desenvolver competências nos alunos nos conceitos e usos relacionados ao monitoramento dos ambientes internos e externos a organização como forma de acompanhamento e avaliação das estratégias formuladas, evitando que sejam surpreendidas.

Específicos

  • Identificar a importância do monitoramento ambiental no mundo de hoje
  • Conhecer os conceitos básicos relacionados ao monitoramento dos ambientes internos e externos a organização.
  • Conhecer métodos e ferramentas de monitoramento
  • Construir um sistema de inteligência.
  • Aplicar metodologia de monitoramento do ambiente externo e interno.
  • Construir BSC e seus indicadores.

Público-Alvo

O presente curso se destina a gestores e profissionais públicos ou privados das áreas: de estratégia, planejamento ou gestão estratégica e de Inteligência e Segurança; cenaristas; administradores; e profissionais da área de risco estratégico.


Programação
Dias Conteúdo Programático
Dia 8 e 10 de outubro Construindo um sistema de Inteligência. Como é? Elementos que o compõem. Desenhando um sistema de Inteligência.
Dia 15 e 17 de outubro Técnicas de monitoramento. Identificação, seleção de atores a serem monitorados, construção de critérios de avalição e indicadores e alerta
Dia 22 e 24 de outubro Identificação, seleção de eventos a serem monitorados, construção de critérios de avalição e indicadores e alerta. Estabelecimento de fontes de pesquisa, cronograma de monitoramento. Elaboração de relatório de monitoramento e processo de avaliação do processo de monitoramento.
Dia 29 e 31 outubro Monitoramento cibernético – Segurança e defesa cibernética. Governança e gestão cibernética. Segurança da Informação. Direito Digital. Riscos cibernéticos. Aspectos jurídicos do monitoramento cibernético. Ethical Hacking. Cybercrimes. Ferramentas e técnicas de monitoramento.
Dia 05, 07 e 09 de novembro Conceitos de BSC. Origem e propósito. Estrutura. Processo de formulação e fluxo de atividade. Alcance. Histórico de resultados no Brasil.