Ao iniciarmos mais um ano, que traz consigo muitas expectativas quanto ao futuro, deparamo-nos com um tempo de desafios voltados à qualidade da educação de nossas crianças e jovens, ao desenvolvimento sustentável e às inovações tecnológicas. Nesse contexto, o Colégio Presbiteriano Mackenzie, que comemora 150 anos neste início de década, reafirma seu compromisso com a preservação de sua memória, com a valorização de tradições fundamentais para a instituição e com a busca constante pela inovação. Assim, ao completar seu sesquicentenário, nosso desejo é dar continuidade a essa história de fé, amor e crescimento.

Preservaremos a memória de um belo começo, em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain chegou a São Paulo. Lembraremos que a Senhora Chamberlain recebeu meninos e meninas para iniciar esta escola, fazendo valer o princípio que permanece até os dias de hoje - não fazer distinção de sexo, credo ou etnia. A construção da então Escola Americana, foi a base para o nosso colégio. Ontem, recebia filhos de escravos e famílias tradicionais, hoje, recebemos alunos de todas as classes sociais, promovendo um ambiente de respeito, de apoio e de oportunidade a todos, rumo à educação de excelência.

Valorizaremos a tradição reformada, que sempre buscou engajamento com a sociedade em todas as suas esferas, promovendo ensino que conduza à formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com a sociedade. Realizaremos projetos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas e para o atendimento às necessidades que nos cercam. Este ano, desejamos que nossos alunos mostrem o amor de Deus à nossa comunidade por meio de pesquisa e de soluções.

Buscaremos inovação, olharemos para o mundo a fim de nos nutrirmos com as novas tecnologias, com novas ideias e recursos. Assim, a partir de uma visão de mundo cristã, contribuiremos com inovações no ambiente, tanto nas relações, quanto no conhecimento.

Que em 2020, todos nós, comunidade mackenzista, conscientes da responsabilidade que nos foi dada pelo criador do universo, possamos contribuir com uma parte desta história. Iniciaremos uma década de desafios, mas também de muita esperança, que nasce de uma memória vitoriosa. Confiando no autor desta história, desejamos que nossos alunos cresçam durante a trajetória e que desejem continuar contando “os grandes feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez”.

Um maravilhoso ano de celebração para todos nós!

 

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lamentações 3.21)

Márcia de Oliveira Regis
Diretora do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo