Pastoral – Dia do Estudante

10.08.202118h34 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pastoral – Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1927, 100 anos depois de Dom Pedro I criar por meio de um decreto os dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil nas cidades de Olinda (PE) e São Paulo (SP), surgiu a ideia de instituir o dia 11 de agosto como data comemorativa para homenagear os estudantes em todo o país. Noventa e quatro anos depois o que podemos celebrar nesta data? Como estão nossos estudantes? Quais seus maiores desafios? Quais suas maiores conquistas? Como os pais estão investindo nos filhos? Qual a qualidade do ensino nas escolas e universidades do Brasil? São perguntas que merecem nossa atenção e certamente esta pastoral não será suficiente para respondê-las. Porém, quero aproveitar para refletir sobre algo que considero tão importante quanto o que já foi mencionado: o que um estudante deseja e espera do futuro?

Durante a minha infância escutei várias vezes minha mãe dizer: “Menino, vai estudar para ser alguém na vida”. Talvez eu não tenha sido o único filho que escutou contundente afirmação. Considero que as intenções da minha e de outras mães e pais, eram genuínas. Não tenho dúvida de que o desejo da minha mãe era que, no futuro, eu fosse “alguém na vida” com diploma superior, que conseguiu alcançar o sucesso, especialmente financeiro. Claro que o desejo da minha mãe estava cheio de influências e sentimentos que foram gerados pela vida dura, humilde e algumas vezes amarga que tivemos. Muitas vezes faltava e raramente sobrava. O que eu ouvia da minha mãe, na simplicidade de suas palavras e guardadas as devidas proporções da minha comparação, era o pensamento do economista britânico Sir Arthur Lewis, ganhador do Prêmio Nobel: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”.

Como capelão do Colégio Mackenzie, mediante a missão educacional e confessional que temos: “Educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada”, creio que a expressão “exercício pleno da cidadania”, citada na missão da nossa instituição, está intrinsecamente ligada à ideia de preparar nossos alunos para a vida, fazendo com que entendam suas responsabilidades, obrigações, direitos e reconheçam que, acima do sucesso, fama, dinheiro e prestígio estão a dignidade, os valores, a ética, a família, a fé. Está Deus.

Existe um texto bíblico no Evangelho de Lucas que diz: “… porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem” (Lucas 12:15b). O texto vai na contramão do que ensina a sociedade. Enquanto algumas escolas e academias, mídias, redes sociais, filmes, livros, amigos e até mesmo a família diz que o mais importante para o seu futuro é a riqueza de bens e o dinheiro que você conseguir acumular, Deus diz o contrário. Diz que a vida de uma pessoa não pode ser medida ou abalizada por aquilo que ela tem (bens), mas por aquilo que ela é e pretende ser. O Apóstolo Paulo disse ao seu aluno, Timóteo: “... seja um exemplo para os outros, na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza” (1 Timóteo 4:12b). O grande professor e mestre de Timóteo sabia que o mais importante para aquele jovem aprendiz não era ter um futuro farto de bens e riqueza e, sim, mostrar que seus valores, princípios e sua fé valiam muito mais.

Neste Dia do Estudante eu convido você, estudante mackenzista, a celebrá-lo na certeza de que, no Mackenzie, estamos preparando você para o pleno exercício da cidadania, onde a dignidade, os valores, o amor, a família, a fé e especialmente Jesus são suas maiores riquezas. Com essas riquezas o seu futuro será um sucesso. Seu futuro está garantido.

 

Deus os abençoe!

Rev. José Roberto Coelho
Capelão

 

-