A importância do acolhimento na volta às aulas

16.07.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A importância do acolhimento na volta às aulas

O retorno às aulas é um momento de grande expectativa para pais e alunos, especialmente nos anos iniciais da Educação Infantil. As crianças anseiam por reencontrar colegas e professores, e para voltar às atividades e brincadeiras! Esse sentimento é ainda mais forte para os alunos novos, que irão se deparar com um ambiente desconhecido. 

Este é um momento marcante para os alunos, pais e toda a família, mas a volta das férias não é tão simples e requer também uma preparação especial. As crianças, após passarem um longo período em casa, com horários mais flexíveis, precisam de um tempo para voltarem à rotina e para isso o apoio da família é fundamental. Ao preparar a criança e conversar sobre o momento do retorno às aulas, voltar aos poucos à rotina de horário para dormir e acordar e organizar o material para o primeiro dia os pais podem transmitir à criança a segurança e alegria da volta às aulas. 

Nos primeiros dias é comum o choro ao chegar na escola, principalmente para os de menor idade, pois é um novo período de adaptação, separação e ansiedade (para muitos pais também). Neste momento, a comunicação entre pais e filhos é muito importante e algumas posturas ajudam a criança a se sentir mais confiante, como deixar claro que os pais em breve voltarão para buscá-la, que vai ser um tempo gostoso com a professora e os amigos, enfim, demonstrar confiança na escola incentivando a criança a confiar também! Quando o aluno se sente seguro no ambiente escolar a (re) adaptação acontece com mais facilidade. 

A comunicação com a escola também é um fator de suma importância, para que os professores e demais colaboradores possam auxiliar a criança nesta volta às aulas. Muitas vezes, situações familiares atípicas, perdas, luto, mudanças, podem causar nas crianças alguma ansiedade e este sentimento possivelmente é expressado por meio de alterações no comportamento. Sendo assim, os pais não devem deixar de conversar com a equipe da escola e comunicar algum fato diferente ou situação que esteja causando desconforto, para que a criança (e a família) tenham a atenção especial que necessitam neste momento.  

As aulas serão retomadas neste segundo semestre ainda em situação de Pandemia, portanto protocolos de segurança ainda demandam especial atenção. Distanciamento social, uso de máscaras, utilização de álcool em gel, lavagem constante das mãos e não compartilhar objetos são cuidados que devem ser incentivados para que possamos em breve voltar à nossa rotina habitual. 

Ao final dos primeiros dias de aula deste novo semestre é importante que os pais dediquem um tempo de qualidade aos seus filhos, perguntar como foi o dia, escutar o que eles têm a dizer, deixando que eles compartilhem sua experiência na escola e sintam seu apoio. Caso tenham alguma dúvida ou insegurança, os pais não devem hesitar em procurar a escola, expressar seus sentimentos ou preocupações, para que juntos possam solucionar qualquer situação. A parceria escola-família é fundamental para o bem-estar emocional, acadêmico e social do aluno e ela se constrói a partir de uma relação de confiança mútua, trocas de experiências, empatia e um trabalho conjunto. 

Iniciaremos uma nova etapa aqui no Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré ansiosos por receber de volta os alunos e suas famílias, com desafios a enfrentar, mas confiando no Deus que tem nos sustentado até aqui, crendo que Ele nos capacita a cada dia, e cuida de cada detalhe.  

 

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos,
de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória, por todas as gerações,
para todo o sempre! Amém!” Efésios 3:20,21 

   

Vanessa Ann Davies Moreira 
Coordenadora da Educação Infantil e 1ºano 
Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional 
vanessa.moreira@mackenzie.br 
 11 3555-2031 

 

 

t3://file?uid=112763