150 anos de Presbiterianismo em São Paulo

Compartilhe nas Redes Sociais

06.03.2015 Chancelaria


No dia 5 de março de 1865,  o reverendo Alexander Latimer Blackford inaugurou a Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo, o primeiro marco evangélico na cidade que  originou grandes instituições como o Instituto Presbiteriano Mackenzie, o Hospital Samaritano de São Paulo e a Associação Cristã de Moços de São Paulo, entre outros.


Para comemorar os 150 anos de sua fundação, na noite do dia 5 de março foi realizada uma cerimônia na Catedral Evangélica de São Paulo, localizada na Rua Nestor Pestana, onde hoje é a Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, homenageando a todos que fizeram parte desta história, incluindo o Mackenzie.Durante a solenidade, as autoridades participaram da obliteração de um selo comemorativo à data, cuja cerimônia foi conduzida por representantes dos Correios. Logo após, a vereadora Patrícia Bezerra fez uma homenagem aos 150 anos da IPI, entregando uma placa em nome da Assembleia Legislativa.

 

Ainda dentro das comemorações, no dia 6 de março aconteceu o simpósio “O Presbiterianismo em São Paulo: 150 anos 1865 – 2015”, organizado em parceria com o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT). Segundo o reitor, Benedito Guimarães Aguiar Neto, essa participação tem um significado muito grande para o Mackenzie. “Considerando que a nossa universidade é presbiteriana e suas origens ocorreram cinco anos após a implantação do presbiterianismo em São Paulo, com as mesmas pessoas envolvidas no processo de criação, comemorarmos essa data é refletir sobre nossa origem e nos motiva a continuar nessa trajetória vitoriosa que tiveram nossos pioneiros”, analisou.

 

Para o reverendo Valdinei Ferreira, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo e um dos organizadores do evento, foi um dia muito importante de reflexão, que uniu pessoas de diversas áreas do conhecimento. “É um evento muito significativo porque diz respeito à presença do presbiterianismo em São Paulo, que além de religiosa é também uma presença cultural, representando a modernização da cidade, no que diz respeito à educação e costumes. O simpósio hoje teve esse propósito, avaliar essa contribuição cultural do presbiterianismo em São Paulo e a partir de São Paulo, porque foi levada a outros estados e regiões”, concluiu. 

 

A programação de aniversário se estendeu no final de semana. Confira em: http://catedraleventos.com.br/150anos/