Laboratório de Computação Natural e Aprendizagem de Máquina

LCoN

Sobre o Laboratório LCoN

O Laboratório de Computação Natural e Aprendizagem de Máquina (LCoN), sediado na Faculdade de Computação e Informática (FCI) e na Escola de Engenharia (EE), está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fundado em fevereiro 2009, o LCoN tem como objetivo promover e realizar pesquisa básica e aplicada em inteligência artificial com foco no desenvolvimento e aplicação de algoritmos computacionais para a solução de problemas complexos em várias áreas do conhecimento.

Nos seus 10 anos de história o LCoN produziu mais de 300 artigos científicos, publicou 12 livros, depositou 1 patente, elaborou e executou 39 projetos de PD&I (vários deles com empresas), recebeu 15 prêmios/certificados de mérito técnico-científico, formou mais de 30 mestres e 10 doutores. Para coroar sua trajetória de muito trabalho, em 2017 e 2018 o LCoN foi nomeado um Centro de Excelência em Inteligência Artificial pela Intel, um reconhecimento obtido por apenas quatro laboratórios de pesquisa em todo o país.

Missão

Utilizar a inteligência artificial para produzir conhecimento científico de qualidade, promover a formação de pesquisadores e transformar ciência em tecnologia.

Visão

Ser referência internacional na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento científico e ferramentas de solução de problemas baseadas em inteligência artificial.

Valores
  • Liberdade de ideias;
  • Criatividade;
  • Ética;
  • Sustentabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • PD&I;
  • Orientação a resultados.
Sobre a Computação Natural

A computação natural é constituída por novas abordagens de computação caracterizadas por uma maior proximidade com a natureza e altíssimo potencial de solução de problemas complexos do mundo real. Seus resultados e transformações já afetam nossas vidas, mesmo sem percebermos, e podem vir a ser ainda mais marcantes. A computação natural já se encontra em máquinas de lavar roupas, trens, brinquedos, aparelhos de ar-condicionado, filmes, jogos eletrônicos, terminais de contêineres, empresas de tratamento e proteção ambiental, etc. A computação natural pode ser dividida em três grandes subáreas:

Computação inspirada na natureza: Computação Evolutiva, Sistemas Imunológicos Artificiais, Sistemas Nebulosos, Inteligência de Enxame e Redes Neurais Artificiais;
Síntese de formas e comportamentos naturais: Vida Artificial e Geometria Fractal;
Computação com mecanismos naturais: Computação de DNA e Quântica.