Laboratório de Matemática

LEM - FCI

PIBID Matemática

O PROJETO

O Pibid foi uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concedeu bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promoveram a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


OBJETIVOS

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • O PIBID eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica e insere os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura
  • Contribuir para a redução do índice de reprovação na disciplina de Matemática das escolas na qual o projeto está sendo desenvolvido;
  • Oportunizar capacitação continuada dos professores de matemática das escolas conveniadas com o desenvolvimento de atividades e oficinas na Escola e na UPM em São Paulo;
  • Motivar os alunos-bolsistas para entender a docência como profissão socialmente relevante;
  • Motivar os alunos-escolares a permanecerem na escola, objetivando continuar os estudos superiores ou profissionais/técnicos;
  • Colaborar com as Escolas na estruturação de um Laboratório de Matemática (polivalente/multidisciplinar);
  • Capacitar os Licenciandos na elaboração de Propostas Metodológicas de Ensino;
  • Capacitar os Licenciandos para enfrentar processos didáticos que implicam ensinar a aprender;
  • Promover a interação Universidade e Ensino Médio.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS