2018 - Rodrigo Dajcz Cabianca - Engenharia de Produção


Decidi embarcar em uma aventura para Porto em Portugal em Agosto de 2018, através do processo de fluxo contínuo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e quando cheguei fui muito bem recepcionado. Atualmente curso Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Politécnico do Porto e destaco alguns pontos da minha experiência abaixo:

Em relação ao ensino: Há sempre grande interação entre os estudantes dentro da sala de aula, o que gera mais afinidade e assiduidade do trabalho em grupo. Acredito que a interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos gera um aprendizado maior, pois muitas ideias são geradas e assim construindo um ponto central para resolver problemas, como por exemplo, cursei uma matéria onde a tarefa final era aplicar os conceitos aprendidos durante o semestre na criação de um carrinho feitos de peças de lego. Há varias maneiras de interpretar e resolver esse desafio, e eu acredito que estando em grupo, há uma maior interação e o resultado final é melhor e eficiente.

Em relação à cidade: Porto é uma cidade incrível, e pequena comparada à minha cidade natal (São Paulo), mas sempre cheia de atividades. Como há muitos turistas de diferentes partes do mundo, é inevitável o uso da língua inglesa, mesmo sendo um país em que a língua oficial é a mesma de onde venho. Acho que isso é um aspecto muito interessante e aproveitado por mim, pois sou muito interessado em aprender culturas do exterior. A cidade é bem organizada e muito bonita, cada parte é suficiente para pegar o celular do bolso e tirar uma foto!

Em relação às pessoas: Os portugueses são muito atenciosos e ajudam muito os estrangeiros, e acho que há uma grande interação com os brasileiros, pois afinal de contas falamos o mesmo idioma! Bom, não exatamente o mesmo pois há um vocabulário um pouco diferente (Ex: ônibus em português de Portugal é chamado de autocarro, trem é chamado de comboio, celular é telemóvel, banheiro é casa de banho etc.…), mas nos entendemos muito bem!! Além disso, somos alunos ERASMUS (alunos internacionais), que significa que dividimos a nossa experiência com estudantes do mundo inteiro!

Finalizo o meu depoimento agradecendo à COI/Mackenzie pelo esforço e pela oportunidade de estudar no exterior. Acredito que seja de extrema importância realizar um intercâmbio para conhecer melhor o mundo e se auto conhecer.

Rodrigo Dajcz Cabianca

 

Compartilhe nas Redes Sociais